AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Nações Unidas

Processo político ainda pode ser solução para Iémen

| 12/11/2021

Um homem, que fugiu da sua aldeia, vive agora num acampamento nos arredores de Marib, no Iémen. Armado, leva ao colo uma criança. Foto © UNOCHA/Giles Clarke.

 

Um processo político liderado pelas Nações Unidas ainda pode ser parte de uma solução sustentável para o conflito no Iémen, defendeu o enviado especial da ONU, Hans Grundberg, antes da reunião do Conselho de Segurança desta quinta-feira à porta fechada sobre a situação no país.

Falando por videoconferência, Hans Grundberg informou os membros do Conselho de Segurança sobre a sua visita de três dias à província de Taiz, onde manteve reuniões nas cidades de Taiz, Turbah e Mokha, e discutiu a necessidade urgente de se pôr fim à violência.

“Essas visitas proporcionaram-me uma experiência em primeira mão do impacto do conflito sobre os civis em Taiz, incluindo as dificuldades que eles enfrentam nas suas vidas diárias”, apontou Grundberg, em comunicado, citado pelos serviços de informação das Nações Unidas.

A deslocação ao Iémen também deram “a oportunidade” ao enviado especial da ONU “de ouvir diretamente de homens, mulheres e jovens iemenitas como um processo político liderado pela ONU pode ajudar a resolver a situação em Taiz, como parte de uma solução sustentável para o conflito”.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.