Compromisso com o diálogo inter-religioso

Rabino Abraham Skorka elogia cardeal Fernandéz, novo Prefeito para a Doutrina da Fé

| 27 Jul 2023

Abraham Skorka. Rabino

Foto: Rabino Abraham Skorka com o Papa Francisco. © Site Avvenire

 

O rabino Abraham Skorka, reitor emérito do Seminário Rabínico Latino-Americano de Buenos Aires, assina no National Catholic Reporter de 26 de julho um artigo de opinião em que elogia o contributo do então padre Victor Fernández para o diálogo inter-religioso, afirmando que ele “contribuiu ativamente para o nosso diálogo e estava profundamente empenhado em aprender com os outros”.

Fernandéz, agora cardeal, foi nomeado a 1 de julho pelo Papa Francisco para dirigir o Dicastério da Doutrina da Fé [ver 7MARGENS] mas, enquanto arcebispo de Buenos Aires e reitor da Pontifícia Universidade Católica Santa Maria de Buenos Aires, acompanhou, segundo Skorka, “durante quase três anos, o estudo dos textos bíblicos”, estudo que “nos aproximava, apesar de nossas diferenças.”

“É importante apontar a mudança radical que tais empreendimentos inter-religiosos e estas amizades representaram em termos da atitude da Igreja Católica em relação aos judeus na Argentina.” – escreve o rabino Skorka: “Nas décadas de 1930 e 1940, certos clérigos expressavam regularmente fortes sentimentos antijudaicos. Sentimentos de desconfiança e antipatia persistiram em muitos setores da igreja argentina até o Concílio Vaticano II.”

Para enfatizar o envolvimento e a disponibilidade de Fernandéz para o diálogo inter-religioso, o rabino recorda as palavras daquele: “No que diz respeito ao diálogo com o judaísmo, nós, cristãos, podemos falar de uma ‘complementaridade irredutível’. É irredutível em termos de questões teológicas sobre as quais não concordamos. Mas é também uma verdadeira complementaridade porque temos em comum o tesouro da Torá, o que nós cristãos chamamos de Antigo Testamento. Cristãos e judeus recebem essa Palavra em diferentes tradições que permitem que essa Palavra revelada desenvolva diferentes perceções poderosas. Por essa razão, podemos enriquecer uns aos outros.”

O rabino Abraham Skorka é coautor, com Jorge Bergoglio, do livro Sobre o Céu e a Terra editado em 2013 em Portugal pela Clube do Autor.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre”

Face a "descredibilização" dos presbíteros

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre” novidade

Reconhecendo que o contexto da Igreja universal “é caracterizado pela descredibilização do clero provocada por diversas crises, pela redução do número de vocações ao sacerdócio ministerial e pela situação sociológica de individualismo e de crescente indiferença perante a questão vocacional”, os representantes do Clero diocesano de Angra (Açores) defendem o incremento da “pastoral vocacional assente na comunidade, sobretudo na família e no testemunho do padre”.

Por uma transumância outra

Por uma transumância outra novidade

Este texto do Padre Joaquim Félix corresponde à homilia do Domingo IV da Páscoa na liturgia católica – último dia da semana de oração pelas vocações – proferida nas celebrações eucarísticas das paróquias de Tabuaças (igreja das Cerdeirinhas), Vilar Chão e Eira Vedra (arciprestado de Vieira do Minho).  

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This