Por promover paz e esperança

Rede de Rádio Católica do Sudão do Sul ganha Prémio Pax Christi 2021

| 3 Set 21

radio africa, foto

A rede alcança mais de sete milhões de pessoas, num país com 11 milhões de habitantes. Foto: Direitos reservados.

 

A Rede de Rádio Católica do Sudão do Sul e montes Nuba recebeu o Prémio Internacional Pax Christi 2021 pelo seu papel na promoção da paz e da reconciliação num país que tem sido assolado pela guerra, pobreza e enormes carências sanitárias e educativas, anunciou esta semana a organização de defesa dos direitos humanos.

A rede é composta por diversas estações de rádio comunitárias, alcançando mais de sete milhões de pessoas, num país com 11 milhões de habitantes. Um dos seus objetivos tem sido educar e informar os ouvintes sobre o Acordo Geral de Paz no Sudão do Sul e os processos democráticos levados a cabo nos últimos anos. Os seus programas promovem a reconciliação e prestam especial atenção aos grupos marginalizados, como as mulheres, crianças e analfabetos, refletindo a diversidade cultural e linguística do país.

A iniciativa de criar esta rede partiu da família religiosa comboniana e a sua consolidação só foi possível graças à cooperação com todas as dioceses do Sudão do Sul e uma do Sudão.

Criado em 1988, o Prémio Internacional Pax Christi é financiado pelo Fundo pela Paz do Cardeal Bernardus Alfrink e reconhece o trabalho de pessoas e organizações que defendem a paz, a justiça e a não violência em diferentes partes do mundo.

 

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago

Em ano Xacobeo

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago novidade

A cidade de Braga foi palco, nesta sexta-feira, 17, da declaração oficial de reconhecimento do Caminho Minhoto Ribeiro por parte dos arcebispos de Braga e de Santiago de Compostela, depois de esse processo ter decorrido já por parte das autarquias do lado português e galego. Na conferência que decorreu em Braga, cidade que é ponto de partida dos dois itinerários que compõem este Caminho, foi igualmente feita a apresentação da investigação documental que fundamenta este novo percurso, a cargo do professor e historiador galego Cástor Pérez Casal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror

Edgar Morin em entrevista

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror novidade

“Se formos capazes de nos maravilhar, extraímos forças para nos revoltarmos contra essas crueldades, esses horrores. Não podemos perder a capacidade de maravilhamento e encantamento” se queremos lutar contra a crise, contra as crises, afirmou Edgar Morin à Rádio Vaticano em entrevista conduzida pela jornalista Hélène Destombes e citada ontem, dia 18 de setembro, pela agência de notícias ZENIT

A votar, a votar!

[Segunda leitura]

A votar, a votar! novidade

“Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro que ouvi isto na passada terça-feira, dia 14 de setembro. Assim mesmo, sem tirar nem pôr, na abertura de um noticiário na rádio: “Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This