AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Reitora da Universidade Católica doutorada “honoris causa” pelo Institut Catholique de Paris

| 17/11/2021

A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, receberá nesta quinta-feira, 18 de Novembro, o doutoramento honoris causa pelo Institut Catholique de Paris (ICP). Será a primeira mulher a receber a distinção por esta universidade, diz uma informação da Universidade Católica Portuguesa (UCP) enviada ao 7MARGENS.

“A universidade inquieta. Discurso sobre os tempos de hoje” é o título do discurso a proferir pela reitora da UCP. A laudatio será proferida por Cécile Coulangeon, diretora da Faculdade de Letras do ICP.

Isabel Capeloa Gil é reitora da UCP desde 2016 e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas desde 2018. Em 2019 recebeu o título de doutora honoris causa do Boston College, nos EUA, tendo-se tornado, após 156 anos da universidade, na primeira oradora não-americana de uma cerimónia de graduação (Commencement Speech), recorda a mesma nota da UCP.

O ICP, conhecido como “La Catho”, foi fundado em 1875 e é uma das mais prestigiadas universidades francesas, com faculdades como Teologia e Ciências Religiosas, Direito Canónico, Ciências Sociais e Económicas, Filosofia, Letras e Educação, entre outras. Entre os doutores honoris causa do ICP contam-se Amartya Sen, René Girard e Jacques Delors, informa a UCP.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This