Kasia Kowalska

“Religiões irmãs”: a freira polaca que faz a ponte entre judeus e palestinianos

| 27 Ago 2022

Kasia Kowalska defende que “o cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus”. Foto do Twitter da religiosa. https://twitter.com/kasia_nds

Kasia Kowalska defende que “o cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus”. Foto do Twitter da religiosa.

 

Apesar das tensões sempre presentes, a irmã Kasia Kowalska acredita que encontrou o seu lugar como uma ponte que estabelece o diálogo entre as comunidades judaica e palestiniana na Terra Santa, descreve a agência UCA News.

“O cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus”, disse a irmã Kowalska, 45 anos, da congregação de Nossa Senhora de Sião, durante uma recente visita à Terra Santa, ida da Polónia, onde reside. “Hoje estamos a falar de duas religiões irmãs”, defendeu, citada pela agência católica asiática.

Em 2018, a irmã Kowalska, a única freira católica a doutorar-se em estudos judaicos pelo Instituto Leo Baeck de Londres, uma universidade rabínica, começou a ensinar um módulo de uma semana sobre tradições de peregrinação judaica na Universidade de Belém, como parte de uma aula sobre peregrinações religiosas no Instituto de Hotelaria e Turismo.

“Para mim, é o trabalho mais importante que estou a fazer”, disse a irmã Kowalska sobre o módulo, que se concentra no aspeto religioso da peregrinação, não apenas na Terra Santa, mas também em locais de peregrinação judaica noutras partes do mundo, incluindo Marrocos e Ucrânia. “Quando se fala sobre um ritual, precisamos de saber por que as pessoas se comportam dessa maneira. É muito importante que eu não seja judia, nem israelita, e que seja católica. (Os alunos) podem envolver-se connosco; confiam em nós.”

A aula também inclui módulos sobre a peregrinação cristã e a muçulmana, ministrados por outros professores. O módulo judaico foi originalmente ministrado pela irmã Anne Catherine Avril. Desde o Holocausto, a ordem religiosa de Nossa Senhora de Sião tem-se dedicado ao diálogo interreligioso e à oração por meio da igreja, do povo judeu e de um mundo de justiça, paz e amor.

 

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua

Capitão Barros Basto

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua novidade

A família do capitão Arthur Barros Basto, fundador da Comunidade Judaica do Porto e falecido em 1961, vai endurecer a luta que dura há já três gerações pela reintegração póstuma do ex-oficial no Exército, de onde foi expulso em 1937. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 20 de março, a sua neta, Isabel Barros Lopes, garante que irá avançar até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso o assunto não seja resolvido em Portugal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite novidade

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber” novidade

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Precisamos de terapias neuroteológicas

Precisamos de terapias neuroteológicas novidade

Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This