
Kasia Kowalska defende que “o cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus”. Foto do Twitter da religiosa.
Apesar das tensões sempre presentes, a irmã Kasia Kowalska acredita que encontrou o seu lugar como uma ponte que estabelece o diálogo entre as comunidades judaica e palestiniana na Terra Santa, descreve a agência UCA News.
“O cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus”, disse a irmã Kowalska, 45 anos, da congregação de Nossa Senhora de Sião, durante uma recente visita à Terra Santa, ida da Polónia, onde reside. “Hoje estamos a falar de duas religiões irmãs”, defendeu, citada pela agência católica asiática.
Em 2018, a irmã Kowalska, a única freira católica a doutorar-se em estudos judaicos pelo Instituto Leo Baeck de Londres, uma universidade rabínica, começou a ensinar um módulo de uma semana sobre tradições de peregrinação judaica na Universidade de Belém, como parte de uma aula sobre peregrinações religiosas no Instituto de Hotelaria e Turismo.
“Para mim, é o trabalho mais importante que estou a fazer”, disse a irmã Kowalska sobre o módulo, que se concentra no aspeto religioso da peregrinação, não apenas na Terra Santa, mas também em locais de peregrinação judaica noutras partes do mundo, incluindo Marrocos e Ucrânia. “Quando se fala sobre um ritual, precisamos de saber por que as pessoas se comportam dessa maneira. É muito importante que eu não seja judia, nem israelita, e que seja católica. (Os alunos) podem envolver-se connosco; confiam em nós.”
A aula também inclui módulos sobre a peregrinação cristã e a muçulmana, ministrados por outros professores. O módulo judaico foi originalmente ministrado pela irmã Anne Catherine Avril. Desde o Holocausto, a ordem religiosa de Nossa Senhora de Sião tem-se dedicado ao diálogo interreligioso e à oração por meio da igreja, do povo judeu e de um mundo de justiça, paz e amor.