Kasia Kowalska

“Religiões irmãs”: a freira polaca que faz a ponte entre judeus e palestinianos

| 27 Ago 2022

Kasia Kowalska defende que “o cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus”. Foto do Twitter da religiosa. https://twitter.com/kasia_nds

Kasia Kowalska defende que “o cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus”. Foto do Twitter da religiosa.

 

Apesar das tensões sempre presentes, a irmã Kasia Kowalska acredita que encontrou o seu lugar como uma ponte que estabelece o diálogo entre as comunidades judaica e palestiniana na Terra Santa, descreve a agência UCA News.

“O cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus”, disse a irmã Kowalska, 45 anos, da congregação de Nossa Senhora de Sião, durante uma recente visita à Terra Santa, ida da Polónia, onde reside. “Hoje estamos a falar de duas religiões irmãs”, defendeu, citada pela agência católica asiática.

Em 2018, a irmã Kowalska, a única freira católica a doutorar-se em estudos judaicos pelo Instituto Leo Baeck de Londres, uma universidade rabínica, começou a ensinar um módulo de uma semana sobre tradições de peregrinação judaica na Universidade de Belém, como parte de uma aula sobre peregrinações religiosas no Instituto de Hotelaria e Turismo.

“Para mim, é o trabalho mais importante que estou a fazer”, disse a irmã Kowalska sobre o módulo, que se concentra no aspeto religioso da peregrinação, não apenas na Terra Santa, mas também em locais de peregrinação judaica noutras partes do mundo, incluindo Marrocos e Ucrânia. “Quando se fala sobre um ritual, precisamos de saber por que as pessoas se comportam dessa maneira. É muito importante que eu não seja judia, nem israelita, e que seja católica. (Os alunos) podem envolver-se connosco; confiam em nós.”

A aula também inclui módulos sobre a peregrinação cristã e a muçulmana, ministrados por outros professores. O módulo judaico foi originalmente ministrado pela irmã Anne Catherine Avril. Desde o Holocausto, a ordem religiosa de Nossa Senhora de Sião tem-se dedicado ao diálogo interreligioso e à oração por meio da igreja, do povo judeu e de um mundo de justiça, paz e amor.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ciclo de encontros

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” novidade

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” é o tema de um ciclo de encontros promovido pelo Observatório Permanente da Justiça, para “refletir de forma integrada sobre os problemas e os desafios que circundam o sistema prisional e, consequentemente, sobre a ‘melhor’ agenda estratégica de reforma do sistema prisional”.

Revista "Outras Economias"

Economias no plural

Na passada quinta-feira, dia 28 de setembro, ao final da tarde, pouco mais de duas dezenas de pessoas juntaram-se no pequeno jardim da galeria Monumental ao Campo Mártires da Pátria para assistirem à apresentação e lançamento do primeiro número da revista digital Outras Economias (OE).

Depois de Américo Aguiar

Cónego Paulo Franco assume presidência do Grupo Renascença Multimédia

O cónego Paulo Franco – pároco do Parque das Nações desde 2005 e diretor do Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa – será o novo presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, ocupando o lugar deixado vago pelo bispo eleito de Setúbal, Américo Aguiar. O anúncio da nomeação foi feito pelo gabinete de comunicação do Patriarcado na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro. 

Renovar o 7MARGENS

Editorial

Renovar o 7MARGENS novidade

Os recentes encontros de leitores constituíram momentos altos de afirmação do 7MARGENS como projeto partilhado e participado. A avaliação, as críticas, os debates e as sugestões saídas desses encontros mostraram uma comunidade de leitores envolvida na orientação do seu jornal, comprometida com o seu futuro e desejosa de contribuir para a sua renovação.

Ciclo de encontros

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” novidade

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” é o tema de um ciclo de encontros promovido pelo Observatório Permanente da Justiça, para “refletir de forma integrada sobre os problemas e os desafios que circundam o sistema prisional e, consequentemente, sobre a ‘melhor’ agenda estratégica de reforma do sistema prisional”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This