Que espero do Sínodo católico? (12)

Restituir a esperança ao mundo e à própria Igreja

| 7 Out 2023

O 7MARGENS acompanha os trabalhos da assembleia do Sínodo sobre a Sinodalidade publicando a opinião dos seus leitores sobre este importante acontecimento (ver textos já publicados).

 

O que esperamos do sinodo_7 margens

Mais do que “o que espero do Sínodo”, vem-me espontaneamente dizer algo sobre “o que desejo do Sínodo” e o que espero que se evite.

Desejo, sonho, que se possa respirar o clima de liberdade e coragem evangélica que assinalou os melhores momentos do Concílio Vaticano II, quando se rasgaram novos horizontes e se ousaram novas equações e formulações da fé e do empenho cristão, a partir do essencial e mais profundo da Tradição viva da Igreja Católica. Que esta assembleia sinodal seja capaz de frontalidade na abordagem das questões, com sinceridade e liberdade de expressão.

Por outro lado, ao mesmo tempo, que se evite a contraposição sistemática e rígida, com o risco de ruptura. Por outras palavras: que se evitem abordagens ideológicas, facciosas, sectárias, optando antes pela busca do que, verdadeiramente, o Espírito diz às Igrejas. O que requer oração, aprofundamento, aceitação da pluralidade de visões, discernimento.

Que a Igreja contribua para restituir a esperança ao mundo atual, às nossas sociedades, à própria Igreja e, em geral, às Igrejas e comunidades cristãs e outros agrupamentos de crentes ou não crentes, todos em risco de cair no fatalismo e no desencorajamento. 

Que o amplo horizonte de visão e intervenção, a todos os níveis e em todas as direções, de que o pontificado de Francisco nos dá continuamente exemplo, seja o horizonte da reflexão sinodal. 

P. José Maria Pacheco Gonçalves è padre católico da Diocese do Porto 

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This