Sínteses Diocesanas e Relatório de Portugal
ler mais
Sínodo sobre a Sinodalidade
Bispos alemães criticam “Instrumentum Laboris” por evitar questões urgentes que não podem ser adiadas
O Instrumentum Laboris, divulgado pela Secretaria-Geral do Sínodo no dia 20 de junho, passa ao lado de “questões urgentes que não podem ser adiadas por muito mais tempo por uma igreja que se quer sinodal”, escrevem os bispos alemães numa nota de reação àquele texto.
Síntese sinodal da Igreja dos EUA
“Pela primeira vez sentimo-nos ouvidos na Igreja”
A “Síntese Nacional do Povo de Deus nos EUA”, relativa ao processo sinodal na fase diocesana, foi enviada esta semana para o Vaticano. Foi talvez a última e já muito fora dos prazos. Mas não se pode dizer que não se aprenda sobre a Igreja Católica daquele país.
Quarta sessão de trabalhos
Igreja alemã cria Conselho Sinodal para aplicar resoluções do Sínodo
A Assembleia Sinodal da Igreja alemã que decorreu em Frankfurt de quarta a sábado último aprovou na reta final dos trabalhos uma moção que institui um Conselho Sinodal, para assegurar a aplicação das orientações aprovadas e a aprovar na quinta e ultima sessão, prevista para a próxima primavera.
1 de 3 pequenas crónicas sinodais
A tensão entre a igreja administrativa e a igreja dos valores
Atrevo-me a escrever estas crónicas contra o aviso terno da minha mulher: não faças isso, ficas conhecido como o tipo cáustico de mau feitio, que é sempre do contra. Mas se não faço isso, faço o quê, fico a olhar?
Bispos publicam síntese
Católicos portugueses desenham uma Igreja radicalmente diferente
Os bispos portugueses divulgaram nesta sexta, 26, a síntese nacional das sínteses diocesanas, a que deram o nome de “Relatório de Portugal”, um texto que está já pronto há algum tempo e que foi enviado para o secretariado geral do Sínodo, em Roma, antes de 15 deste mês.
Fase continental
Sínodo: processo de “diálogo sem precedentes na história da Igreja”
Pelo menos cem das 114 conferências episcopais católicas fizeram já chegar a Roma as respetivas sínteses da primeira fase da consulta sinodal, “Um diálogo sem precedentes na história de Igreja” à escala planetária que deverá ter envolvido, até agora, em números redondos, 20 milhões de pessoas.
Síntese do Sínodo
Igreja irlandesa quer dialogar com a cultura dominante
O encontro e diálogo com a cultura dominante “exige que a Igreja esteja aberta a considerar o que tem valor nas novas normas da sociedade e o que é válido na crítica que esta faz à Igreja”. Este é um dos focos que a Igreja da Irlanda aponta como dificuldade e como desafio para o seu futuro, no documento-síntese nacional para o Sínodo sobre a Sinodalidade.
A propósito da consulta sinodal
Reino, sim
Seria muito triste que, depois de termos colocado no centro do nosso olhar precisamente aquilo que Jesus colocou no centro do seu olhar ‒ um Reino de paz e de justiça sem verdugos ou vítimas, mas apenas ‘agapê’ (C. Spicq) ‒ voltássemos, neste século XXI, a olhar apenas para o nosso umbigo…
Concílio da Igreja Católica na Austrália
Diaconato feminino aceite se Roma der o “sim”
O chumbo de duas moções sobre o papel das mulheres na Igreja levou à suspensão temporária da assembleia final do 5º Concílio Plenário da Igreja Católica na Austrália que acabou por as aprovar depois de ligeiramente reescritas.
Intervenção de Borges de Pinho na CEP
Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal
Há quem continue a pensar que sinodalidade é mais uma “palavra de moda”, que perderá a sua relevância com o tempo. Esquece-se, porventura, que já há décadas falamos repetidamente de comunhão, corresponsabilidade e participação. Sobretudo, ignoram-se os princípios fundacionais e fundantes da Igreja e os critérios que daí decorrem para o ser cristão e a vida eclesial.
Contributos para o Sínodo (25)
Capelania da Univ. Coimbra: Promover o encontro entre ciência e espiritualidade, entre crentes e não-crentes
Organizar iniciativas de diálogo com não-crentes e crentes de outras religiões, abrindo a Igreja à sociedade e fazendo dela um motor do progresso social e da comunhão humana; assumir a dimensão da Sinodalidade como verdadeira abertura ao século XXI; e promover o encontro entre a ciência e a espiritualidade, sempre possível, cria pontes da Igreja com as instituições de Ensino Superior – estas são algumas das propostas da comunidade da Capelania da Universidade de Coimbra, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.
Contributos para o Sínodo (24)
Trabalhadores Cristãos: Uma Igreja mais próxima para humanizar a sociedade
A sociedade precisa de humanização a todos os níveis e para isso a Igreja deve estar mais próxima das pessoas, defende a Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos de Braga. São análises e sugestões mais locais e outras mais gerais como a necessidade de os jovens e a mulheres poderem participar mais na vida interna da Igreja.
Contributos para o Sínodo (23)
Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos
Os leigos devem ser ouvidos nos processos de nomeação de párocos e de escolha dos bispos e a Igreja deve ter uma lógica de reparação da situação criada pelos abusos de menores. Evitar o clericalismo e converter os padres a uma Igreja minoritária, pobre, simples, dialogante, sinodal é outra das propostas do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Hora (Matosinhos).
Contributos para o Sínodo (22)
Metanoia: Igreja recentrada no bem comum, reforma da catequese, acesso de todos aos sacramentos
O discurso da Igreja deve recentrar-se na promoção do bem comum e em problemas como a justiça social, pobreza, política, economia e ecologia. Deve fazer-se uma reforma da catequese, tornando-a mais evangelizadora e menos moralizante e integrando as mulheres, os recasados ou os homossexuais. Eis algumas das propostas do Metanoia.
Contributos para o Sínodo (21)
Escuteiros: Igreja vista como “retrógrada” deve repensar que lugar tem na vida dos jovens
A Igreja Católica deve repensar qual é o seu lugar na vida dos jovens, porque estes se afastaram da sua estrutura – por a considerarem de “mentalidade retrógrada”, desajustada dos tempos em que vivemos, que não integra homossexuais ou recasados, que não aceita a...
Sínodo em Inglaterra e Gales
Uma Igreja ferida chamada à conversão
A corresponsabilidade entre todos os batizados no governo da Igreja, a valorização do papel da mulher, uma maior atenção aos grupos até agora marginalizados e uma reorientação das prioridades pastorais são alguns dos pontos mais significativos da síntese nacional da Igreja na Inglaterra e em Gales divulgada no sábado, 25 de junho.
Contributos para o Sínodo (20)
Instituto Justiça e Paz: Igualdade e inclusão, mais democracia e direitos humanos na Igreja
A Igreja a defender claramente políticas de igualdade e de inclusão, promovendo mais democracia e respeito pelos direitos humanos no seu interior, e a promover a explicação das liturgias e celebrações – estas são algumas das propostas da comunidade do Instituto Justiça e Paz, de Coimbra, que abrange universitários, incluindo muçulmanos.
Contributos para o Sínodo (19)
Vale de São Torcato (Guimarães): repensar a confissão, abrir sacerdócio às mulheres
“Perante um abandono generalizado do sacramento da misericórdia, não será de rever” o que se fez desse “presente pascal” de Jesus – pergunta o Grupo Inter-paroquial do Vale de São Torcato (Guimarães). Para o qual também a participação das mulheres na vida da Igreja e inclusivamente no sacerdócio se impõe.
Contributos para o Sínodo (18)
Pastoral Familiar de Silvalde: Chegar aos mais frágeis, escutar os de dentro e os de fora
Chegar às pessoas mais fragilizadas, pobres, marginais ou carecidas de afeto da respetiva freguesia, poder unir esforços e contribuir para minimizar as dificuldades e ajudar a erguer os mais débeis, e procurar chegar a todas as pessoas, crentes ou não, são propostas de um grupo de Pastoral Familiar da Paróquia de S. Tiago de Silvalde (Vigararia de Espinho/Ovar, Diocese do Porto) em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023. E
Contributos para o Sínodo (17)
Grupo de crentes e não-crentes: Trazer as Margens para o Centro
Uma Igreja ousada “na concretização de uma agenda transformadora e na adoção de um novo modelo de funcionamento interno”, que dê atenção aos cinco “P” da Agenda 2030 da ONU (planeta, pessoas, prosperidade, parcerias e paz) e seja uma Igreja Cidadã na inclusão das mulheres, no repensar do internato em Seminários, na abertura da formação a homens e mulheres. Estas são várias das propostas de um grupo de crentes e não-crentes, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.
Contributos para o Sínodo (16)
A. Teixeira Coelho: Renovar linguagem, integrar presbíteros dispensados
Renovar a linguagem, acabando com a dicotomia clérigo/leigo através de uma reflexão da teologia dos ministérios, e integrar os presbíteros “dispensados” do exercício do ministério na actividade pastoral das comunidades são propostas de António Teixeira Coelho.
Contributos para o Sínodo (15)
Paróquia S. Francisco Xavier: transparência, portas abertas, acompanhar os tempos
Ter as portas sempre abertas, ter transparência em dinâmicas internas e nas contas, abrir-se às periferias e aos jovens, ter novas linguagens ou acompanhar os tempos são algumas das propostas desta paróquia de Lisboa.
Contributos para o Sínodo (14)
Acção Católica Rural: melhores seminários, leigos implicados, cristãos próximos
Melhorar a educação ministrada nos Seminários, implicar os leigos nas tarefas para as quais eles estão vocacionados, ter uma atitude de aproximação em relação às pessoas que estão longe da Igreja. Estas são algumas das sugestões dos grupos da Acção Católica Rural (ACR) da diocese de Vila Real, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco
40.000 propostas de ação
Viver o processo sinodal na diocese de Seul, Coreia
A arquidiocese de Seul, na Coreia do Sul, realizou no domingo dia 12 uma celebração de encerramento da fase de escuta sinodal, na qual foi apresentada uma síntese que incorpora o trabalho de 6.038 pequenos grupos e reuniões, em 174 das 232 paróquias, dos quais resultaram 40.000 propostas.
Contributos para o Sínodo (13)
José Veiga Torres: pela sinodalidade cristã – “caminhar juntos” com um “excluído”
Mais do que “resolver a ordenação (clericalização) de mulheres” ou a obrigação do celibato, mais do que “apertar as regras de seleção dos clérigos, solteiros ou casados, o catolicismo deve sobretudo despojar-se “de tudo o que não tem fundamento evangélico e...
Contributos para o Sínodo (12)
Capela de Santa Marta: Geminar dioceses, repensar a Católica, enriquecer a liturgia
Leigos católicos (incluindo mulheres) devem participar na liderança das comunidades e na nomeação dos bispos e presbíteros que os servem. A Igreja em Portugal deve debater o papel da Universidade Católica na investigação de novos modelos económicos e sociais, propõe a comunidade da Capela do Hospital de Santa Marta.
Contributos para o Sínodo (11)
À escuta de terceiros: participar, servir e ouvir o clamor da Terra
Definir com rigor as etapas e os objetivos da participação, superar a crise de representatividade na Igreja, reforçar o sentimento de pertença e mudar as mentalidades através da “escuta do clamor da Terra e do clamor dos pobres” são as sugestões de um grupo informal constituído no Patriarcado, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.
Contributos para o Sínodo (10)
Paróquia do Lumiar: transparência financeira, valorizar os jovens e rever moral sexual
Promover a transparência financeira, valorizar os jovens, rever o magistério da Igreja no que diz respeito ao casamento e à sexualidade e permitir o acesso das mulheres e pessoas casadas à ordenação. Estas são algumas das sugestões da Paróquia de São João Baptista do Lumiar (Lisboa).
Contributos para o Sínodo (9)
Fundação Betânia: Mais solidariedade voluntária e mudar o Direito Canónico
Há mudanças que impõem alterações inadiáveis nomeadamente no Código Direito Canónico. E os centros paroquiais devem tornar-se sobretudo espaços de solidariedade em modo de voluntariado. Esta são duas das sugestões da Fundação Betânia.
Contributos para o Sínodo (8)
Graal: Uma Igreja que não desista e uma encíclica sobre as mulheres
“Uma Igreja que não desista da dimensão utópica da sua missão” e da “construção de um mundo melhor e justo para todos os seres que habitam a Terra” e uma nova encíclica sobre as mulheres na Igreja, com uma abordagem que exceda a ideia de “complementaridade” – estas são duas das propostas do Graal, movimento de mulheres cristãs, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.
Contributos para o Sínodo (7)
Comunidade João XXIII: Antecipar a Igreja do futuro na prática eclesial de base
Enquanto comunidade eclesial, sentimo-nos profundamente interpelados pela convocatória de Francisco para que pensemos a Igreja que queremos ser, capaz de corresponder aos anseios e aos desafios profundos do nosso tempo sob o impulso contínuo do Espírito.
Contributos para o Sínodo (6)
Paróquia de Santa Isabel: menos clericalismo, maior participação dos batizados
Renovar a reflexão doutrinal sobre a sexualidade, a homossexualidade e o divórcio, reduzir o clericalismo e aumentar a participação dos fiéis, propõe o documento sinodal da Paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.
Contributos para o Sínodo (5)
Grupo sinodal de Braga-Guimarães: uma “reverendíssima reforma”
É necessária uma “reverendíssima reforma” do clero, bem como do processo de escolha dos bispos ou do lugar das mulheres na Igreja, propõe um grupo sinodal de Braga e Guimarães no seu contributo para a maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.
Contributos para o Sínodo (4)
Uma equipa de casais: “A melhor herança para as novas gerações”
Se tantos milhões de cristãos agirem respondendo aos apelos do Evangelho e do Papa Francisco, “certamente o nosso mundo será uma melhor herança para as novas gerações”. Esta é uma das ideias do contributo de um grupo de casais da zona de Cascais para a maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.
Contributos para o Sínodo (3)
Capela do Rato (Lisboa): Uma Igreja perto de todos, que acolha a diversidade
A Comunidade da Capela do Rato considera que a Igreja é a instituição mais antiga com um papel relevante na educação, na saúde e na cultura, e com a maior obra social realizada. Hoje mostra crescente consciência da necessidade de evoluir segundo o Evangelho e representar a voz da esperança. Todavia, sobretudo no Ocidente, apresenta-se envelhecida e triste.
Contributos para o Sínodo (2)
Paróquia de Esmoriz (Ovar): Para que a Igreja deixe de ser um lugar estranho
A Igreja não pode continuar a ser vista como um lugar estranho, diz a síntese paroquial de Esmoriz (Ovar), enviada para a diocese do Porto. Tem de “viver” mais, ser “uma Igreja de e para pessoas, uma Igreja justa e inclusiva” que acolha todos de forma pessoal....
Contributos para o Sínodo (1)
Sínodo nas prisões: que a Igreja me ajude a preparar a liberdade
Uma Igreja mais despojada, mais próxima de quem sofre e que ajude a preparar o regresso à liberdade. Estas são algumas das ideias dos detidos em estabelecimentos prisionais. Com este documento iniciamos a publicação de contributos enviados para participar na maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco.
Editorial 7M
Contributos para o Sínodo: alargar a reflexão e o debate
Porque acreditamos que é importante conhecermos as reflexões diversas que confluem para o processo sinodal, o 7MARGENS começará a publicar ao final do dia desta terça-feira-feira, dia 7, um conjunto de textos de grupos, comunidades, paróquias e estruturas católicas portuguesas.