Contributos para o Sínodo 2021-2024

Sínteses Diocesanas e Relatório de Portugal

ler mais

Igreja irlandesa quer dialogar com a cultura dominante

Síntese do Sínodo

Igreja irlandesa quer dialogar com a cultura dominante

O encontro e diálogo com a cultura dominante “exige que a Igreja esteja aberta a considerar o que tem valor nas novas normas da sociedade e o que é válido na crítica que esta faz à Igreja”. Este é um dos focos que a Igreja da Irlanda aponta como dificuldade e como desafio para o seu futuro, no documento-síntese nacional para o Sínodo sobre a Sinodalidade.

Reino, sim

A propósito da consulta sinodal

Reino, sim

Seria muito triste que, depois de termos colocado no centro do nosso olhar precisamente aquilo que Jesus colocou no centro do seu olhar ‒ um Reino de paz e de justiça sem verdugos ou vítimas, mas apenas ‘agapê’ (C. Spicq) ‒ voltássemos, neste século XXI, a olhar apenas para o nosso umbigo…

Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal

Intervenção de Borges de Pinho na CEP

Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal

Há quem continue a pensar que sinodalidade é mais uma “palavra de moda”, que perderá a sua relevância com o tempo. Esquece-se, porventura, que já há décadas falamos repetidamente de comunhão, corresponsabilidade e participação. Sobretudo, ignoram-se os princípios fundacionais e fundantes da Igreja e os critérios que daí decorrem para o ser cristão e a vida eclesial.

Capelania da Univ. Coimbra: Promover o encontro entre ciência e espiritualidade, entre crentes e não-crentes

Contributos para o Sínodo (25)

Capelania da Univ. Coimbra: Promover o encontro entre ciência e espiritualidade, entre crentes e não-crentes

Organizar iniciativas de diálogo com não-crentes e crentes de outras religiões, abrindo a Igreja à sociedade e fazendo dela um motor do progresso social e da comunhão humana; assumir a dimensão da Sinodalidade como verdadeira abertura ao século XXI; e promover o encontro entre a ciência e a espiritualidade, sempre possível, cria pontes da Igreja com as instituições de Ensino Superior – estas são algumas das propostas da comunidade da Capelania da Universidade de Coimbra, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos

Contributos para o Sínodo (23)

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos

Os leigos devem ser ouvidos nos processos de nomeação de párocos e de escolha dos bispos e a Igreja deve ter uma lógica de reparação da situação criada pelos abusos de menores. Evitar o clericalismo e converter os padres a uma Igreja minoritária, pobre, simples, dialogante, sinodal é outra das propostas do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Hora (Matosinhos).

Uma Igreja ferida chamada à conversão

Sínodo em Inglaterra e Gales

Uma Igreja ferida chamada à conversão

A corresponsabilidade entre todos os batizados no governo da Igreja, a valorização do papel da mulher, uma maior atenção aos grupos até agora marginalizados e uma reorientação das prioridades pastorais são alguns dos pontos mais significativos da síntese nacional da Igreja na Inglaterra e em Gales divulgada no sábado, 25 de junho.

Pastoral Familiar de Silvalde: Chegar aos mais frágeis, escutar os de dentro e os de fora

Contributos para o Sínodo (18)

Pastoral Familiar de Silvalde: Chegar aos mais frágeis, escutar os de dentro e os de fora

Chegar às pessoas mais fragilizadas, pobres, marginais ou carecidas de afeto da respetiva freguesia, poder unir esforços e contribuir para minimizar as dificuldades e ajudar a erguer os mais débeis, e procurar chegar a todas as pessoas, crentes ou não, são propostas de um grupo de Pastoral Familiar da Paróquia de S. Tiago de Silvalde (Vigararia de Espinho/Ovar, Diocese do Porto) em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023. E

Grupo de crentes e não-crentes: Trazer as Margens para o Centro

Contributos para o Sínodo (17)

Grupo de crentes e não-crentes: Trazer as Margens para o Centro

Uma Igreja ousada “na concretização de uma agenda transformadora e na adoção de um novo modelo de funcionamento interno”, que dê atenção aos cinco “P” da Agenda 2030 da ONU (planeta, pessoas, prosperidade, parcerias e paz) e seja uma Igreja Cidadã na inclusão das mulheres, no repensar do internato em Seminários, na abertura da formação a homens e mulheres. Estas são várias das propostas de um grupo de crentes e não-crentes, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.

Acção Católica Rural: melhores seminários, leigos implicados, cristãos próximos

Contributos para o Sínodo (14)

Acção Católica Rural: melhores seminários, leigos implicados, cristãos próximos

Melhorar a educação ministrada nos Seminários, implicar os leigos nas tarefas para as quais eles estão vocacionados, ter uma atitude de aproximação em relação às pessoas que estão longe da Igreja. Estas são algumas das sugestões dos grupos da Acção Católica Rural (ACR) da diocese de Vila Real, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco

À escuta de terceiros: participar, servir e ouvir o clamor da Terra

Contributos para o Sínodo (11)

À escuta de terceiros: participar, servir e ouvir o clamor da Terra

Definir com rigor as etapas e os objetivos da participação, superar a crise de representatividade na Igreja, reforçar o sentimento de pertença e mudar as mentalidades através da “escuta do clamor da Terra e do clamor dos pobres” são as sugestões de um grupo informal constituído no Patriarcado, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.

Graal: Uma Igreja que não desista e uma encíclica sobre as mulheres

Contributos para o Sínodo (8)

Graal: Uma Igreja que não desista e uma encíclica sobre as mulheres

“Uma Igreja que não desista da dimensão utópica da sua missão” e da “construção de um mundo melhor e justo para todos os seres que habitam a Terra” e uma nova encíclica sobre as mulheres na Igreja, com uma abordagem que exceda a ideia de “complementaridade” – estas são duas das propostas do Graal, movimento de mulheres cristãs, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.

Paróquia de Santa Isabel: menos clericalismo, maior participação dos batizados

Contributos para o Sínodo (6)

Paróquia de Santa Isabel: menos clericalismo, maior participação dos batizados

Renovar a reflexão doutrinal sobre a sexualidade, a homossexualidade e o divórcio, reduzir o clericalismo e aumentar a participação dos fiéis, propõe o documento sinodal da Paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.

Uma equipa de casais: “A melhor herança para as novas gerações”

Contributos para o Sínodo (4)

Uma equipa de casais: “A melhor herança para as novas gerações”

Se tantos milhões de cristãos agirem respondendo aos apelos do Evangelho e do Papa Francisco, “certamente o nosso mundo será uma melhor herança para as novas gerações”. Esta é uma das ideias do contributo de um grupo de casais da zona de Cascais para a maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós

Dia das Ruas com Gente em vez de Dia Sem Carros

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós novidade

Chamam-lhe o Dia Europeu Sem Carros. Eu diria que lhe deveríamos chamar, ao 22 de Setembro, o Dia Europeu das Ruas com Gente. Não estamos a tirar nada, apenas vislumbramos, por umas horas, no canto dos pássaros desocultado pelo silenciar dos motores, no ar límpido, e na alegria das crianças e dos velhos que assomam à rua, como poderia ser a cidade se nos devolvessem o espaço que o uso indiscriminado do automóvel nos roubou. 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza

ONU aquém das metas

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza novidade

Eleva-se a 1,2 mil milhões o número de pessoas que ainda viviam na pobreza em 2022, e calcula-se em 680 milhões, ou seja, cerca de 8 por cento da população mundial, aquelas que ainda enfrentarão a fome até ao final da década. Isto apesar dos compromissos assumidos pela ONU, em 2015, de combater a pobreza e a fome no mundo, e apostar decididamente no desenvolvimento sustentável.

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

Memorial a construir na Bielorrússia

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto novidade

Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas ​​para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This