Editorial 7M

Contributos para o Sínodo: alargar a reflexão e o debate

| 6 Jun 2022

 

O Sínodo sobre a Sinodalidade, que a Igreja Católica tem em curso, é visto por muitas pessoas como a grande reforma lançada pelo Papa Francisco para tornar a vida cristã mais centrada no Evangelho e, consequentemente, no serviço a toda a gente, sobretudo dos descartados da vida.

Nesta dinâmica, uma das ideias fundamentais é que, nele, participem e tomem a palavra todos os baptizados – ou seja, mulheres e homens, que se reconhecem como parte integrante da Igreja. Mais do que isso: uma das intenções do Papa Francisco e dos dinamizadores do processo é, mesmo, que se ouçam pessoas de fora da Igreja, de outras confissões religiosas, não-crentes ou pessoas em situações de vida periféricas e marginais.

Na atenção que o 7MARGENS tem dado a este processo sinodal através dos vários trabalhos jornalísticos que temos vindo a publicar, ficou claro que muitas dioceses portuguesas não divulgarão os contributos dos grupos, movimentos e estruturas que se envolveram no debate.

Na nossa perspectiva, isso não faz justiça ao enunciado de participação e debate livre, franco e aberto desejado pelo Papa e por muitas outras pessoas.

Por isso mesmo, e porque acreditamos que é importante conhecermos as reflexões diversas que confluem para o processo sinodal, o 7MARGENS começará a publicar ao final do dia desta terça-feira-feira, dia 7, um conjunto de textos de grupos, comunidades, paróquias e estruturas católicas portuguesas.

Ao mesmo tempo, estamos abertos a que outros nos enviem o contributo sinodal que produziram. Sem prometer que todos serão publicados, procuraremos proporcionar aos leitores um leque diversificado de textos e reflexões.

Os textos podem ser enviados para o endereço setemargens@setemargens.com. Da nossa parte, continuaremos a trazer a quem nos lê o máximo de informação sobre o caminho do Sínodo, seja em Portugal seja no mundo.

 

António Marujo

Director do 7Margens

 

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença”

Relatora especial da ONU em entrevista

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença” novidade

Relacionar a violação da liberdade de religião e de crença com questões como a tortura ou a juventude, por exemplo, são algumas das prioridades da britânica e iraniana Nazila Ghanea, que desde Agosto de 2022 é a Relatora especial das Nações Unidas sobre a Liberdade de Religião e de Crenças. Ghanea trabalha na Universidade de Oxford (Reino Unido) desde há 20 anos, exactamente quando começou a trabalhar o tema da liberdade religiosa, na pesquisa que fez para o seu doutoramento.

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas

Pré-publicação

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas novidade

Dois milénios depois de Belém e de Jesus e 800 anos após Greccio e S. Francisco de Assis, o que resta do Natal cristão? E como recuperar o sentido do Presépio? Afinal, no presépio de Greccio não havia Menino, mas apenas o boi, o burro e a manjedoura?… É a perguntas como essas que se propõe responder o livro “De Belém a Greccio –O Presépio de São Francisco de Assis”. Pré-publicação.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos

A cinco dias do fim

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos novidade

Nenhum participante tem expectativas muito altas em relação ao desfecho da COP28, mas o sentimento mais comum entre os ativistas do clima presentes nos Emirados Árabes Unidos é o de que ainda é possível “dar a volta” e evitar o fracasso total. Islene Façanha, colaboradora da associação ambientalista Zero, falando ao 7MARGENS a partir do Dubai, referiu a “pressão das organizações não governamentais tem sido muito forte” o que mantém em aberto as “possibilidades de avançar”.

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro

No próximo dia 15

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro novidade

O cardeal, poeta e teólogo Tolentino de Mendonça e a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau vão receber o doutoramento honoris causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro.

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Sondagem

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma novidade

Quatro em cada cinco americanos adultos acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além do corpo físico, revela uma sondagem publicada no dia 7 de dezembro pelo Pew Research Center. O centro de investigação sublinha que “apesar de nas últimas décadas a população residente nos EUA ter vindo a identificar-se cada vez menos com uma religião estabelecida, a crença num reino espiritual além deste mundo continua a ser generalizada”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This