Barcelona

Sagrada Família inaugura duas das quatro torres dos evangelistas

| 15 Dez 2022

Basílica da Sagrada Família, Barcelona, São Lucas, Barcelona

Colocação do hiperbolóide elíptico que culmina a torre de São Lucas na basílica da Sagrada Família, em Barcelona. Fotografias © Junta de Construção da Sagrada Família.

 

Quem esteja por Barcelona neste fim de semana poderá gostar de participar nesta sexta-feira, 16, ao princípio da noite, em mais uma etapa da construção da basílica da Sagrada Família: a inauguração das duas primeiras torres das quatro que ficarão a simbolizar os evangelistas.

Neste caso, mal acabe o concerto natalício que decorrerá no interior do templo, proceder-se-á ao ato de ligação das luzes que tornarão visíveis os terminais das novas torres. Vão destacar-se, nesse momento, as duas figuras aladas do touro e do leão, símbolos, respetivamente, dos evangelistas Lucas e Marcos.

O melhor lugar para assistir ao ato de iluminação das torres dos dois evangelistas é a avenida Gaudí, na esquina com a rua Provenza, segundo recomenda o jornal El País.

Na mesma altura, a estrela da torre de Maria, inaugurada em 8 de dezembro do ano passado, também ficará iluminada novamente. As novas torres estarão iluminadas diariamente, até 8 de janeiro, das 18 às 22h.

Basílica da Sagrada Família, Barcelona, São Lucas, Barcelona,

Basílica da Sagrada Família, Barcelona, São Lucas, Barcelona,

 

As duas torres restantes, de Mateus e João, deverão estar prontas dentro de cerca de um ano. As quatro atingem a altura de 135 metros, contados a partir do nível do solo, sendo o terceiro conjunto mais alto, depois da de Maria e de Jesus.

Obra do escultor Xavier Medina Campeny, as quatro torres completarão o que se designa por tetramorfo (tetra – quatro e morfo – forma). Antoni Gaudí, que arquitetou a basílica, entendeu dar este destaque àqueles que empreenderam a narração da vida de Jesus.

A torre de Jesus, a mais alta, começa também a ganhar forma, mas só deverá estar pronta para a inauguração, em 2026. Será o ponto culminante de um complexo arquitetónico que atingirá no seu cume os 172 metros de altura.

O concerto de Natal que decorre na basílica a partir das 19h30 locais (18h30 em Lisboa), será transmitido em vídeo na página da basílica.

(O jornal espanhol ABC disponibilizou um vídeo realizado pela Junta de Construção da Sagrada Família, que mostra o processo de colocação:)

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This