Barcelona

Sagrada Família inaugura duas das quatro torres dos evangelistas

| 15 Dez 2022

Basílica da Sagrada Família, Barcelona, São Lucas, Barcelona

Colocação do hiperbolóide elíptico que culmina a torre de São Lucas na basílica da Sagrada Família, em Barcelona. Fotografias © Junta de Construção da Sagrada Família.

 

Quem esteja por Barcelona neste fim de semana poderá gostar de participar nesta sexta-feira, 16, ao princípio da noite, em mais uma etapa da construção da basílica da Sagrada Família: a inauguração das duas primeiras torres das quatro que ficarão a simbolizar os evangelistas.

Neste caso, mal acabe o concerto natalício que decorrerá no interior do templo, proceder-se-á ao ato de ligação das luzes que tornarão visíveis os terminais das novas torres. Vão destacar-se, nesse momento, as duas figuras aladas do touro e do leão, símbolos, respetivamente, dos evangelistas Lucas e Marcos.

O melhor lugar para assistir ao ato de iluminação das torres dos dois evangelistas é a avenida Gaudí, na esquina com a rua Provenza, segundo recomenda o jornal El País.

Na mesma altura, a estrela da torre de Maria, inaugurada em 8 de dezembro do ano passado, também ficará iluminada novamente. As novas torres estarão iluminadas diariamente, até 8 de janeiro, das 18 às 22h.

Basílica da Sagrada Família, Barcelona, São Lucas, Barcelona,

Basílica da Sagrada Família, Barcelona, São Lucas, Barcelona,

 

As duas torres restantes, de Mateus e João, deverão estar prontas dentro de cerca de um ano. As quatro atingem a altura de 135 metros, contados a partir do nível do solo, sendo o terceiro conjunto mais alto, depois da de Maria e de Jesus.

Obra do escultor Xavier Medina Campeny, as quatro torres completarão o que se designa por tetramorfo (tetra – quatro e morfo – forma). Antoni Gaudí, que arquitetou a basílica, entendeu dar este destaque àqueles que empreenderam a narração da vida de Jesus.

A torre de Jesus, a mais alta, começa também a ganhar forma, mas só deverá estar pronta para a inauguração, em 2026. Será o ponto culminante de um complexo arquitetónico que atingirá no seu cume os 172 metros de altura.

O concerto de Natal que decorre na basílica a partir das 19h30 locais (18h30 em Lisboa), será transmitido em vídeo na página da basílica.

(O jornal espanhol ABC disponibilizou um vídeo realizado pela Junta de Construção da Sagrada Família, que mostra o processo de colocação:)

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This