Em apenas dois anos

Sahel central: Número de crianças a precisar de ajuda duplicou para 10 milhões

| 20 Mar 2023

© FAOLuis Tato Menina num mercado em Tanout, Níger, Sahel central

Menina num mercado em Tanout, Níger. Pelo menos 30% das centros de ensino neste país já não funcionam devido ao conflito. © FAO/Luis Tato.

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que 10 milhões de crianças precisem urgentemente de assistência humanitária no Burquina Fasso, Mali e Níger, países que ocupam a região central do Sahel. Este número representa o dobro do registado em 2020, alerta a ONU News.

O aumento é explicado pelo agravamento da violência naquela região africana, que apresenta um quadro de crianças “cada vez mais envolvidas no conflito armado, como vítimas de confrontos militares intensificados ou alvos de grupos armados não estatais.”

Em comunicado, a diretora regional da UNICEF para a África Ocidental e Central, Marie-Pierre Poirier, descreve “o ano de 2022 como particularmente violento para as crianças no Sahel Central”. A representante faz um apelo a todas as partes em conflito para que parem urgentemente os ataques “tanto contra as crianças, como contra as suas escolas, unidades de saúde, e casas”.

Na sua atuação, os grupos armados têm entre os seus alvos os estabelecimentos de educação do Estado: “queimam e pilham escolas sistematicamente, e ameaçam, raptam ou matam professores”, denuncia a UNICEF.

Mais de 8.300 centros de ensino foram encerrados nos três países por terem sido diretamente visados, “porque os professores fugiram, ou porque os pais foram deslocados ou temiam enviar os seus filhos à escola”.

No Burquina Fasso, mais de uma em cada cinco escolas fecharam, e pelo menos 30% das centros de ensino na região de Tillaberi, no Níger, já não funcionam devido ao conflito.

 

Países fronteiriços fortemente afetados

Nos países vizinhos, devido aos confrontos entre grupos armados e às movimentações das forças de segurança nacional entre fronteiras, estima-se que haja mais quatro milhões de menores em risco de sofrer com a violência.

De acordo com a UNICEF, as populações na área fronteiriça entre Burquina Fasso, Mali e Níger estarão em situação de “insegurança alimentar catastrófica” até junho de 2023.

Só em 2022, foram registados pelo menos 172 incidentes violentos, incluindo ações de grupos armados nas zonas fronteiriças a norte dos quatro países.

A UNICEF faz um apelo aos governos para que aumentem de forma significativa o investimento na expansão do acesso aos serviços sociais essenciais e à proteção, como elementos vitais para a paz e para a segurança.

A agência da ONU pede ainda aos envolvidos no conflito que cumpram as suas obrigações morais e legais fundamentais para com as crianças sob o direito internacional humanitário e dos direitos humanos.

As medidas recomendadas para conter a situação incluem o fim dos ataques a crianças e aos serviços de que elas precisam, o respeito ao espaço e ao acesso do auxílio e a implementação das regras sobre o tratamento de crianças afetadas.

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This