
O Santuário de Fátima promove a oração pela paz na Ucrânia. Foto © Santuário de Fátima
O Santuário de Fátima vai promover esta semana uma “corrente de oração pela Paz na Ucrânia”, informou a instituição, em nota publicada online.
A iniciativa é apresentada como “uma resposta ao apelo feito por D. António Marto este domingo, na Missa da festa dos santos Pastorinhos de Fátima”. “Deste Santuário da Paz faço um apelo a vós aqui presentes e a todos os católicos do país para iniciarem uma corrente de oração do rosário nesta semana, em forma individual, familiar ou comunitária, pela paz na Ucrânia”, afirmou o administrador apostólico da Diocese de Leiria-Fátima.
O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, pediu que todos os capelães façam “explícita referência a esta intenção na oração do terço”, lembrando que a oração pela Paz faz parte da Mensagem de Fátima. “Face a este apelo concreto, na fidelidade ao que é próprio deste Santuário, peço que todos os capelães façam explícita referência a esta intenção na oração do terço, no Santuário, ao longo de toda esta semana: seja o terço das 12:00, seja o das 21:30”, afirma o reitor.
A intenção será igualmente lembrada aos sacerdotes que presidem ao terço das 18h30, transmitido por vários órgãos de comunicação social.
O Papa Francisco também não se esqueceu da Ucrânia. No domingo, na oração do Angelus, o Papa criticou os países que se afirmam de tradição cristã, mas procuram fazer a guerra, convidando a superar lógicas de “vingança” nas relações pessoais e sociais. “Como é triste quando pessoas e povos, com orgulho de serem cristãos, veem os outros como inimigos e pensam em fazer guerra! É muito triste”, disse, desde a janela do apartamento pontifício.
O Santo Padre fez a sua reflexão a partir de uma passagem do Evangelho de São Lucas, em que Jesus diz aos seus discípulos como comportar-se diante de quem os tenta prejudicar, oferecendo a “outra face”. Francisco destacou que o discípulo de Jesus é chamado a “não ceder ao instinto e ao ódio”, perante o mal, e cumprir o que Jesus lhe pediu: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam”, concluiu.