
Em Praga, a chegada de participantes para a assembleia sinodal de âmbito continental da Europa. Foto: Direitos reservados.
“Trabalharemos incansavelmente para alargar o espaço das nossas tendas de modo a que as nossas comunidades eclesiais se tornem, ainda mais, lugares onde todos se sentem bem-vindos”. A afirmação é dos representantes das conferências episcopais da Igreja Católica da Europa e consta de um curto texto de síntese da sua reunião de dois dias, após os trabalhos da assembleia continental europeia do Sínodo sobre a Sinodalidade, que decorreu em Praga, ao longo da última semana.
Os bispos manifestam regozijo pelo facto de a assembleia ter sido “um trabalho profundamente espiritual e uma experiência verdadeiramente sinodal”. “Como fruto desta experiência sinodal, nós, bispos, estamos empenhados em continuar a viver e a promover o processo sinodal nas nossas estruturas e vida diocesanas”, afirmam na nota divulgada este domingo.
A experiência de sinodalidade colocou todos os membros da Igreja – bispos, padres, homens e mulheres consagrados e leigos – “lado a lado, pela primeira vez, a nível continental”, fazem notar os prelados. É também com todos eles, e seguindo as indicações do Papa Francisco, que querem “caminhar juntos, como povo santo de Deus, peregrinos ao longo os caminhos da Europa para proclamar a alegria do Evangelho”. E querem fazê-lo, acrescentam, “em conjunto com os nossos irmãos e irmãs cristãos de outros denominações”.