Perto de 300 pessoas financiaram

Três cartazes “para que ninguém se esqueça” das vítimas de abusos na Igreja

| 31 Jul 2023

Outdoor alerta para abusos na Igreja em Portugal. Foto Direitos reservados

Os cartazes estarão em inglês para poderem ser compreendidos pelo maior número de pessoas possível e o material gráfico está disponível no site para ser partilhado nas redes sociais.. Foto: Direitos reservados.

 

Uma designer teve a ideia, fez a arte inicial e partilhou no Twitter, outro utilizador sugeriu que se criasse um cartaz, financiado numa campanha de crowdfunding. O objetivo inicial para um anúncio foi atingido em apenas três horas, e no fim o contributo de perto de 300 pessoas vai permitir a instalação de três cartazes como o da imagem acima, em Lisboa, Oeiras e Loures. O objetivo? Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), “lutar contra o apagar das vítimas da agenda mediática, focada na celebração da instituição [a Igreja Católica Portuguesa] que as remete ao silêncio”, anuncia o site entretanto criado.

O grupo de “cidadãos com diversos credos” responsável pela iniciativa diz não querer aparecer, para que o foco esteja em “dar voz às vítimas”. Recordando que, na sequência da divulgação do relatório sobre os abusos na Igreja Católica em Portugal, foi anunciado pela instituição que um memorial às vítimas seria erguido durante a JMJ e que em julho essa ideia foi abandonada, este movimento decidiu intitular-se “This is our memorial” (em português, “Este é o nosso memorial”).

Os cartazes estarão em inglês para poderem ser compreendidos pelo maior número de pessoas e o material gráfico está disponível no site para ser partilhado nas redes sociais. “Podem usar e adaptar para outros formatos, fazer t-shirts, o que quiserem”, refere o grupo, sublinhando que o importante é que “não deixemos cair em esquecimento”. “Em vésperas da JMJ, a Igreja Católica portuguesa parece querer fingir que este relatório não existe”, alertam, concluindo: “Não podemos dar voz ao silêncio para que, a seguir, se insista em voltar a silenciar as vítimas de abuso”.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This