Martin Scorsese e James Martin

Um jesuíta entre a comunidade LGBTQ em documentário

| 30 Jun 2022

O documentário “Building a Bridge” é sobre o trabalho do padre jesuíta norte-americano James Martin com a comunidade LGBTQ. Foto: Direitos reservados.

O documentário “Building a Bridge” é sobre o trabalho do padre jesuíta norte-americano James Martin com a comunidade LGBTQ. Foto: Direitos reservados.

 

O cineasta Martin Scorsese tem em exibição no canal de televisão por assinatura AMC+, disponível em diferentes partes do mundo, incluindo Portugal, o documentário “Building a Bridge” [construindo uma ponte], sobre o trabalho do padre jesuíta norte-americano James Martin, com a comunidade LGBTQ.

“Building a Bridge”, que estreou num festival em 2021 e pode também ser visto no canal SundanceTV e noutras plataforms de TV a pedido, resultou de uma circunstância relativamente fortuita, segundo narra a revista The New Yorker. 

Em dada ocasião, James Martin terá inquirido o realizador sobre “como se falava de homossexualidade no enclave ítalo-americano católico de sua infância” (importa recordar que o próprio James Martin é neto de migrantes da Sicília). “(O assunto) nunca foi referido pelos padres, nunca foi mencionado no púlpito nem em casa, nunca foi falado”, respondeu Scorsese.

Segundo ele tudo o que saltasse fora daquilo que se considerava a norma “deveria ser ostracizado, humilhado, ridicularizado”, acrescentou.

Mais tarde, veio a saber que, na família alargada que era dele havia um primo mais velho que sofreu muito por ser gay. E Scorsese sofreu com ele nas reuniões familiares, a ponto de o primo lhe confidenciar o que vivia.

Quando, em 2016, se deu o massacre de 49 pessoas perpetrado por um atirador que abriu fogo na discoteca Pulse, em Orlando, na Florida, considerada um espaço da comunidade gay, James Martin ficou inquieto pela resposta — melhor, a falta dela — por parte da Igreja, em termos de uma tomada de posição. 

“Fiquei um pouco desapontado com a resposta oficial da igreja ao massacre. O que me impressionou na época foi que, mesmo na morte, essa comunidade é praticamente invisível para a Igreja Católica”, disse ele, em declarações à agência Religion News Service. 

Isso encorajou-o a começar a dedicar tempo, atenção e trabalho à comunidade LGBTQ, e a escrever e falar publicamente sobre o assunto, segundo revelou.

Foi assim que nasceu o seu livro “Building a Bridge: How the Catholic Church and the LGBT Community Can Enter Into a Relationship of Respect, Compassion, and Sensitivity”, publicado em 2017. Desse livro surgiu um vídeo que circulou nas redes sociais e dois cineastas, um dos quais tinha uma amiga entre as vítimas da discoteca Pulse, começaram a prestar atenção a este padre. 

Quando estas várias pontas se juntaram, surgiu o documentário, com o mesmo título do livro de James Martin, que é a figura central. A realização foi de Evan Mascagni, assessorado por Shannon Post, e a produção de Martin Scorsese.

Scorcese, de 79 anos, realizador de A Última Tentação de Cristo e desde criança inquieto com as questões da fé e da religião, prepara já o seu próximo filme, baseado no livro de David Grann, e intitulado Killers of the Flower Moon.

 

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel novidade

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This