AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Foto ONUEskinder Debebe Patrulha militar em Bangui, na República Centro-Africana

Nações Unidas e UNICEF alertam

Violência e abusos nas prisões da República Centro-Africana

| 01/08/2024

Foto ONUEskinder Debebe Patrulha militar em Bangui, na República Centro-Africana

Patrulha militar em Bangui, na República Centro-Africana. Violência e abusos predominam nas prisões do país. Foto © Onueskinder Debebe

Tortura, maus-tratos, prisões, detenções ilegais e arbitrárias, incluindo mistura de crianças e adultos nos mesmos estabelecimentos, subnutrição e falta de cuidados de saúde predominam nas prisões da República Centro-Africana, denuncia um relatório das Nações Unidas, citado pelo portal de notícias do Vaticano. Já em julho a porta-voz da UNICEF, Meritxell Arana, acusava em Genebra aquele país de deter “a trágica distinção de estar no primeiro lugar entre 191 países como aquele de maior risco de crises humanitárias e catástrofes.”

“Embora a República Centro-Africana tenha assinado uma convenção internacional para manter as crianças fora da prisão, a falta de centros de detenção juvenil continua a ser um problema significativo”, afirma a irmã Elvira Tutolo, uma freira das irmãs de Santa Joana Antida Thouret, originária de Termoli, numa entrevista ao L’Osservatore Romano publicada no final de julho, acrescentando: “Como resultado, as crianças que cometem crimes menores ou maiores, o que não é raro devido à pobreza extrema, são atiradas para celas sobrelotadas com adultos”.

Dezenas de milhares de pessoas, incluindo crianças, estão detidas em condições desumanas na República Centro-Africana. A sobrelotação das prisões conduz a uma subnutrição generalizada e à propagação de doenças. O relatório da ONU insta, por isso, as autoridades centro-africanas a tomar medidas urgentes e concretas para resolver estas “violações dos direitos humanos”, observando que, no final de 2023, 1.749 detidos ainda aguardavam julgamento, alguns há quase seis anos, em clara violação do seu direito a um julgamento justo.

Desde que a guerra civil eclodiu no final de 2012, a República Centro-Africana nunca recuperou totalmente. Em outubro de 2021, o Presidente Faustin Archange Touadéra declarou um cessar-fogo unilateral para facilitar o diálogo nacional, mas grande parte do país – rico em diamantes, urânio e ouro – continua a sofrer ataques de várias milícias.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This