PR acendeu vela de Hannukah

Vítimas da Shoah homenageadas no Porto por 200 jovens

| 5 Dez 21

Michael Rothwell (esqª) e Luís Andrade, com estudantes do Porto, na homenagem às vítimas da Shoah. Foto © João Bizarro

 

Cerca de duas centenas de adolescentes e jovens de escolas do Porto participaram numa homenagem às vítimas da Shoah, que foi promovida pelo Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH), com sede em Portugal, e decorreu no Museu do Holocausto, no Porto. A iniciativa, que decorreu no final da última semana, “inseriu-se num cordão mundial de solidariedade pela paz universal e por um mundo melhor para a humanidade”, afirmou Luís Andrade, responsável do OIDH, numa nota enviada ao 7MARGENS. “Este terrível assassinato em massa vitimou muitos milhões de judeus, entre um número incalculável de outros seres humanos.”

Michael Rothwell, director do Museu, afirmou: “É um privilégio receber uma homenagem desta natureza, destinada a todas as vítimas do Holocausto, como os meus avós, que como judeus foram alvos de uma aniquilação científica e industrial que nunca antes tinha acontecido na história da humanidade.” Entre as diversas evocações do Museu portuense, estão pessoas assassinadas pelos nazis, cujos familiares integram hoje a Comunidade Judaica da cidade.

Na última sexta-feira, o Presidente da República associou-se entretanto à cerimónia do acender das velas de Hannuká, a festa das Luzes ou da Dedicação, que termina nesta segunda-feira, e que evoca a consagração do Templo de Jerusalém em 165 a.C. O Templo tinha sido profanado por Antíoco Epifanes e Judas Macabeu reconsagrou-o.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This