AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Queda do Muro foi o fim da “divisão ideológica da Europa e do mundo”, dizem bispos da UE

Queda do Muro foi o fim da “divisão ideológica da Europa e do mundo”, dizem bispos da UE

by | 8 Nov 19 | Breves, Últimas

O Muro de Berlim fotografado em Janeiro de 1990, dois meses depois do seu fim, com cruzes que registavam os nomes de pessoas mortas quando o tentavam atravessar. Foto © DoD/Departamento de Defesa dos EUA/Wikimedia Commons

 

A queda do Muro de Berlim, que existiu durante 28 anos entre 1961 e 1989, representou o fim da “divisão ideológica da Europa e do mundo inteiro”, afirma a Comissão dos Episcopados da União Europeia (Comece) numa mensagem a propósito dos 30 anos do fim da barreira de separação, que este sábado, 9 de novembro, se celebram. É preciso agora que os cidadãos europeus continuem a “trabalhar juntos por uma Europa livre e unida”, diz a Comece, na sua declaração. 

“Foi um momento cheio de emoção. Depois de terem sido separados por um muro de cimento durante mais de vinte e oito anos, os habitantes de Berlim – parentes, amigos e vizinhos – que viviam na mesma cidade, puderam encontrar-se, festejar e expressar a sua alegria e esperança. A partir daquele momento, o mundo mudou”, refere o documento citado pela agência Ecclesia, relembrando que o dia 9 de novembro de 1989 foi “um dos acontecimentos mais importantes da história europeia nas últimas décadas”.

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.