AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

hostia, comunhão, Foto Felipe Balduino Pexels

Crise agrava-se

Cuba sem hóstias devido a escassez de farinha de trigo

| 14/11/2022

hostia, comunhão, Foto Felipe Balduino Pexels

Devido à falta de farinha de trigo, muitas padarias locais têm recorrido à farinha de milho em sua substituição. A produção de hóstias, no entanto, só pode ser feita com trigo.  Foto © Felipe Balduino / Pexels.

 

O alerta de que estavam a ficar sem reservas de farinha de trigo foi dado já há 15 dias pelas irmãs Carmelitas Descalças de Santa Teresa e São José, que há mais de 30 anos são responsáveis por produzir hóstias para as diferentes dioceses de Cuba. No entanto, a farinha continua sem chegar ao mosteiro, e se a situação se mantiver brevemente deixarão de poder realizar-se missas no país.

“Há aproximadamente uns oito meses que não recebemos a encomenda de farinha que nos chegava regularmente através do arcebispado de Havana. Como as reservas que tínhamos estavam quase a esgotar-se, pedimos ajuda e, por motivos que desconhecemos, a carga de farinha que foi enviada de Miami ainda não chegou ao nosso mosteiro”, afirmam as irmãs Carmelitas, citadas pela revista Vida Nueva.

Apesar de preocupadas e tristes com a possibilidade cada vez mais real de que acabem as hóstias para a celebração de eucaristias em Cuba, as religiosas mostram-se agradecidas pelos inúmeros gestos de solidariedade que têm recebido: “Surpreendeu-nos que tenha havido pessoas que se disponibilizaram para dar-nos um ou dois quilos de farinha. Para nós, isso não é nada em comparação com o volume que utilizamos diariamente, que está entre os 10 e os 15 quilos. Mas emocionou-nos esse desejo tão grande de ajudar-nos…”, contam. “Escrevem-nos para o telemóvel e por e-mail para ver como podem ajudar-nos. (…) A começar pelos que menos têm, como a viúva do Evangelho, que oferecem tudo.”

A atravessar uma situação de crise generalizada, que se intensificou com a pandemia de covid-9 e tem vindo a agravar-se devido à guerra na Ucrânia, Cuba sofre cada vez mais com a escassez de produtos básicos, desde alimentos a combustíveis e medicamentos.

Devido à falta de farinha de trigo, muitas padarias locais têm recorrido à farinha de milho em sua substituição. A produção de hóstias, no entanto, segundo a Instrução Redemptionis sacramentum, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, só pode ser feita com trigo.

“O pão que se utiliza no santo Sacrifício da Eucaristia deve ser ázimo, só unicamente de trigo, feito recentemente, para que não haja nenhum perigo de que se estrague por ultrapassar o prazo de validade. Por conseguinte, não pode constituir a matéria válida, para a realização do Sacrifício e do Sacramento eucarístico, o pão elaborado com outras substâncias, embora sejam cereais”, pode ler-se no referido documento.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.