AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Em Roma de 4 a 29 de outubro

Sínodo terá cinco módulos e não será aberto a jornalistas

| 09/09/2023

Papa Francisco em oração no Momento de Reflexão que deu início ao Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, em 2021. Processo sinodal tem agora a sua primeira assembleia. Foto © Vatican Media

 

A Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, que terá lugar em Roma de 4 a 29 de outubro, terá cinco “momentos” sequenciais, cada um envolvendo reuniões plenárias (congregação geral) e grupos de trabalho. Os cinco “módulos” terão como tema: a sinodalidade, a comunhão, a missão, a participação; e a preparação de uma síntese final.

Os esclarecimentos sobre como decorrerá o sínodo foram prestados por Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação nomeado pelo Papa presidente da comissão de informação desta Assembleia Geral, numa conferência de Imprensa no Vaticano, no dia 8 de setembro. De acordo com a Vatican News, Ruffini sublinhou que a Assembleia produzirá um “documento de síntese”, que não será o documento final, uma vez que o Sínodo continuará numa segunda Assembleia, que terá lugar em outubro de 2024.

Os debates e votações na Assembleia do Sínodo dos Bispos não serão abertos ao público ou aos repórteres para “salvaguardar o clima sinodal, preservar a confidencialidade, a privacidade” e até “a sacralidade de certos espaços”. Esta disposição corresponde ao “desejo de fazer destes momentos uma verdadeira oportunidade de escuta, de discernimento e de oração baseados na comunhão”.

Abertos ao público serão a missa de abertura (4 de outubro), a abertura da primeira congregação geral (4 de outubro) – discursos do secretário-geral do Sínodo, Cardeal Mario Grech, do relator-geral do Sínodo, Cardeal Jean-Claude Hollerich, e do Papa Francisco; os momentos de oração com que se inicia cada congregação-geral; e as sessões de abertura de cada um dos cinco segmentos, ou “módulos”, em que o Sínodo será dividido.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

José Salvador (1941-2026): ecumenismo e dignidade humana

Evocação

José Salvador (1941-2026): ecumenismo e dignidade humana novidade

O pastor José da Silveira Salvador morreu em 24 de outubro de 2026, aos 85 anos. Ao longo de quase seis décadas de ministério, marcou profundamente a vida da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal, que presidiu durante vários anos. Figura ativa do movimento ecuménico nacional e internacional, fez da solidariedade social, da defesa dos direitos humanos e do compromisso com os mais vulneráveis dimensões fundamentais da sua ação pastoral. [Texto de Joel Lourenço Pinto].

A revolta da beautiful Lisbon perante a crise da habitação

[Entre Margens]

A revolta da beautiful Lisbon perante a crise da habitação novidade

Conhecer um português emigrado é, para muitos, sinónimo de convite a quebrar o gelo com um elogio às praias e à comida, à vida noturna, às tascas e paisagens do Douro. Obrigada Megan, mas não, nunca fui ao resort de luxo do casamento da tua prima. Que giro, Joe, foste ao castelo? Ah não sabes, os nomes das coisas eram compridos, bom, pelo menos aprendeste que aqui é tudo a subir e a descer. [Texto de Maria do Carmo Osório].

Manuela Silva: um colóquio e uma exposição para evocar uma mulher de muitas causas

Na UCP, em Lisboa

Manuela Silva: um colóquio e uma exposição para evocar uma mulher de muitas causas novidade

O percurso e as causas da vida de Manuela Silva, “uma mulher cuja história constitui um importante ponto de partida para a reflexão sobre o catolicismo português na sociedade contemporânea”, mas que teve também grande impacto no ensino da economia e no estudo da pobreza em Portugal, vão ser evocados através de um colóquio e de uma mostra documental abertos ao público.

“Há sempre alguém pior do que tu”

[Lugar (in)comum]

“Há sempre alguém pior do que tu” novidade

“Se alguém perde o emprego, há quem tenha perdido a casa. Se alguém passa por um divórcio doloroso, há quem tenha perdido um filho. Se uma pessoa sofre de ansiedade, há quem enfrente uma doença terminal. A comparação nunca termina porque haverá sempre alguém pior.” Mas será o sofrimento uma competição? [Texto de Júlia Costa]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.