AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Vaticano

De 28 de abril a 2 de maio, perto de Roma

Sínodo é pretexto para encontro mundial de párocos

| 04/02/2024

Vaticano

O encontro surge da necessidade expressa no relatório de síntese da primeira sessão de ouvir os párocos e de não deixar de fora a sua voz. Foto © Vatican Media

 

Párocos de todo o mundo convergirão para Roma, de 28 de abril a 2 de maio, para um encontro visa “ouvir e valorizar a experiência que vivem nas respetivas Igrejas locais e oferecer-lhes a oportunidade de experimentar o dinamismo do trabalho sinodal a nível universal”.

Sob o mote “Os párocos para o Sínodo. Um encontro internacional”, a iniciativa de quase uma semana é convocada pela Secretaria Geral do Sínodo e o Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização (setor para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares) e com o Dicastério para as Igrejas Orientais.

Os organizadores apontam para 300 presbíteros que exercem a função de pároco, os quais serão selecionados pelas conferências episcopais e pelas igrejas orientais católicas, de acordo com informações divulgadas pelo Vatican News. Segundo a mesma fonte, a ideia de organizar este encontro mundial decorreu do desejo expresso pelos participantes na primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que decorreu de 4 a 29 de outubro de 2023. No Relatório de Síntese, eles destacaram a necessidade de “descobrir métodos para envolver, de modo mais ativo, diáconos, sacerdotes e bispos no processo sinodal, durante o próximo ano”. “Uma Igreja sinodal não pode prescindir das suas vozes, experiências e contribuição”, salienta-se naquele documento.

O encontro, que se realizará na sede da Fraterna Domus de Sacrofano, na periferia de Roma, terá uma orientação para a prática e envolverá os participantes em mesas redondas com partilha de boas práticas, workshops de propostas pastorais, diálogo com especialistas e celebrações litúrgicas. No último dia, haverá uma audiência-diálogo com o Papa Francisco.

De acordo com as regras de representatividade de cada conferência episcopal, a Conferência Episcopal Portuguesa deverá ter direito a designar dois párocos.

Os resultados do encontro serão utilizados como um dos contributos para a elaboração do Instrumentum laboris (documento de trabalho) para a segunda sessão da Assembleia Sinodal, a acontecer em outubro deste ano.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.