AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

autores - Pedro Castro Gomes

A Simplicidade perdida: memórias de um parque abandonado

| 04/11/2024

“Não olhávamos à cor da pele ou às classes sociais. Visitávamos as casas uns dos outros sem avisar, bastava tocar à campainha. As avós ou mães preparavam sempre um lanche para encher a barriga desses pequenos aventureiros da rua suburbana.” Imagem Freepik

 

Passo várias vezes pelo velho parque da minha rua, infelizmente marcado pelo descuido municipal e pela cruel passagem do tempo. Revivo dias bem passados, repletos de sonhos e loucuras infantis, com partidas de futebol em vários formatos, desde o “vira-costas” – em que o guarda-redes lançava a bola de costas para dois jogadores – até aos clássicos 5×5.

Quando estamos imersos num lugar, muitas vezes não percebemos como o tempo avança. Concentramo-nos no momento presente, como se fôssemos eternos, mas esquecemo-nos de que o tempo, a consciência e a memória estão profundamente interligados. Diversos vultos da cultura europeia ocidental, de Proust a Bergson, exploraram como a memória não é apenas um repositório do passado, mas também uma força vital que molda a nossa percepção do presente e do espaço que habitamos.

No entanto, a memória também se recria a si própria. Muitas vezes, algo que experienciámos há 10 anos pode não corresponder exatamente ao que aconteceu, pois a nossa consciência tende a recriar esses momentos, quase como um artesão que sublinha certas partes e obscurece outras.

Ouvimos frases repetidas, de quem culpa o presente e o passado pelos seus próprios erros. É sempre mais fácil culparmos os “outros” do que enfrentarmos a difícil autoanálise – e o quão dolorosa esta pode ser.

O tempo passa, não porque queremos, mas porque sempre passou e sempre passará.

Na primária, fazia parte de uma turma multicultural. Naquele tempo, não havia grupos ou barricadas políticas para combater o racismo e fomentar a fraternidade entre nós. Bastava-nos o bom-senso e a bondade infantil. Brincávamos todos juntos no parque.

Não olhávamos à cor da pele ou às classes sociais. Visitávamos as casas uns dos outros sem avisar, bastava tocar à campainha. As avós ou mães preparavam sempre um lanche para encher a barriga desses pequenos aventureiros da rua suburbana. Foi assim que conheci várias gastronomias, sobretudo africanas, como a cachupa e a muamba de galinha, feitas com o amor de mães trabalhadoras, que, apesar do cansaço, tinham sempre dedicação suficiente para preparar uma refeição acolhedora.

Não precisávamos que nos ensinassem sobre respeito, igualdade e fraternidade. No final de contas, bastava sermos humanos e criar o ambiente certo para unir as crianças e sair à rua.

Hoje, o parque está vazio e em degradação avançada. Este também é um sinal dos tempos. A comunidade precisa de ser cuidada, não através do ódio ou daqueles que monopolizam causas para seu próprio proveito, mas pelo exemplo. Não é preciso dizer que “há racismo”. Precisamos de voltar a pisar o chão acolchoado do parque e brincar todos juntos. Afinal, é simples.

 

Pedro Castro Gomes, licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa, é natural de Lisboa e trabalha como Analista de Media.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This