Em França, estas escolas vão receber sessões de sensibilização para o problema do assédio sexual. Foto © GualdimG / Wikimedia Commons

Em França, estas escolas vão receber sessões de sensibilização para o problema do assédio sexual. Foto © GualdimG / Wikimedia Commons

Uma semana depois de uma adolescente se ter suicidado alegadamente devido a assédio escolar, o governo francês acaba de anunciar uma semana para sensibilização nacional nos colégios do país, a qual ligará o assédio às redes sociais.

O ministro da Educação de França anunciou este domingo, dia 11 de junho, que os 3,4 milhões de alunos do primeiro ciclo do ensino secundário (11-15 anos), irão ter uma sessão de uma hora sensibilização já nesta semana. Disse ainda ir reunir ao mesmo tempo com os 14 mil responsáveis de estabelecimentos de ensino para falar sobre modalidades e medidas de combate ao “flagelo”.

O governante havia anunciado na última semana a intenção de fazer do assunto uma “prioridade absoluta” no próximo ano letivo, a começar desde a “rentrée”, tencionando recrutar um técnico especializado a funcionar como referente para cada colégio. Deixou ainda aberta a possibilidade de, perante casos de assédio, não dever ser a criança abusada a mudar de escola, mas sim aquela que assedia os colegas. Decorrem também reuniões com representantes das redes sociais. As medidas a adotar serão definidas até ao final deste mês de junho.

“Esta hora será uma oportunidade para relembrar a forma como a utilização das redes sociais pode acentuar os fenómenos de assédio” e “para sublinhar a responsabilidade de cada um” na utilização destas redes, detalhou a ministra.

A notícia do suicídio por assedio escolar através de redes sociais cometido em casa pela adolescente Lindsay, em 12 de maio último deixou a França chocada. A família apresentou queixa dos responsáveis escolares e da polícia por falta de assistência a pessoa em perigo, bem como das redes sociais Facebook e Instagram.

Entretanto, segundo o site de France Bleu, quatro alunos e um adulto foram indiciados por “assédio escolar conducente a suicídio”, enquanto um adulto foi indiciado por “ameaças de morte”. Todos foram colocados sob alçada judicial.

O assédio, que é atualmente um problema sentido noutras sociedades, em particular entre adolescentes, pode assumir várias formas, entre as quais se contam a perseguição, o · bullying ou a intimidação – diretamente ou através de meios digitais. ·

 

Pin It on Pinterest

Share This