
Manifestação em Lisboa pela paz na Ucrânia, diante da Embaixada da Rússia, domingo, 27 de Fevereiro 2022. Esta quinta-feira, 28 de abril, será a vez de pedir liberdade para os russos que querem manifestar-se pela paz. Foto © António Marujo
Uma manifestação pela “Liberdade na Rússia para quem defende a paz” está marcada para esta quinta-feira, às 18:30h, frente à Embaixada da Federação da Rússia, em Lisboa. A iniciativa partiu da Aministia Internacional (AI) Portugal, para que os manifestantes que, na Rússia, “não podem exercer os seus direitos de forma segura”, saibam que “não estão sozinhos e que as suas vozes são ouvidas”, explica a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.
“Face à contínua repressão das autoridades russas sobre manifestações pacíficas de oposição à invasão militar da Rússia à Ucrânia, vamos replicar estas manifestações em Lisboa e outras localidades do país, onde usufruímos de liberdade para as fazer”, avança ainda a AI.
Na Rússia, estes manifestantes pacíficos têm sido alvo de violência, perseguição e acusações judiciais que podem culminar em pesadas penas de prisão, alerta a organização. Segundo a Amnistia Internacional, desde 24 de fevereiro já foram detidas mais de 15 mil pessoas naquele país.
A AI Portugal tem também disponível uma petição, dirigida a Mikhail Kamynin, embaixador da Federação da Rússia em Portugal, que apela à proteção de todos aqueles que protestam na Rússia contra o fim da invasão militar, o fim da repressão aos manifestantes e o fim da agressão contra a Ucrânia.