Mudanças climáticas matam milhões

Aquecimento global é “questão candente de direitos humanos”

| 5 Jul 2023

Manifestação pela defesa do planeta em Glasgow, Escócia, a 6 de novembro de 2021, enquanto decorria a COP 26 . Foto © Albin HillertLife on Earth Pictures

Manifestação pela defesa do planeta em Glasgow, Escócia, a 6 de novembro de 2021. “Não devemos deixar [um futuro de fome e sofrimento] para os nossos filhos resolverem, afirma o Alto Comissário da ONU. Foto © Albin Hillert/Life on Earth Pictures.

Dado que os desastres climáticos extremos ameaçam o direito universal dos humanos à alimentação, o aquecimento global converteu-se numa questão candente de direitos humanos. Quem o sustenta é o Alto Comissário da ONU, Volker Türk, num discurso perante o Conselho de Direitos Humanos, no início da semana, em que defende também que “não devemos deixar [um futuro de fome e sofrimento] para os nossos filhos resolverem – apesar de o ativismo deles ser inspirador”.

O Alto Comissário sublinhou que o direito à alimentação foi “amplamente ameaçado” pelas mudanças climáticas e lembrou que houve um aumento de 134 por cento em desastres relacionados com inundações provocados pelo clima desde o início do século.

Os eventos climáticos extremos e os desastres “destroem os ecossistemas e os meios de subsistência dos agricultores”. Por outro lado, “a sua repetição rápida e implacável torna impossível para as comunidades reconstruir-se e sustentar-se”, disse ele.

Segundo o responsável da ONU, em 2021, 828 milhões de pessoas passaram fome. Esse número deverá aumentar 80 milhões até meados deste século, mantendo-se as tendências atuais.

Os impactos, nota Turk, são mais sentidos por pequenos agricultores e pessoas na África Subsaariana, na Ásia e na América Latina. Porém, com a aceleração do aquecimento, esses impactos irão amplificar-se e “nenhum país será poupado.”

Muitos dos que passam fome não contribuíram “quase nada” para os processos industriais que estão a “matar o nosso meio ambiente e a violar direitos”. Por isso, o Alto Comissário enfatiza a urgência de acabar com os subsídios aos combustíveis fósseis, transformando as instituições internacionais de desenvolvimento e financiamento em “motores de ação climática”, e fazendo da Cimeira COP28 de novembro deste ano uma “viragem decisiva”.

De acordo com ele, a geração atual dispõe das “ferramentas tecnológicas mais poderosas da história” para impedir o aquecimento do planeta em níveis que podem tornar a comida, a água e a vida humana “irreconhecíveis”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This