Arcebispo de Madrid oferece-se para garantir “adeus adequado” aos mortos de coronavírus na diocese

| 26 Mar 20

O arcebispo de Madrid, cardeal Carlos Osoro, está em conversações com o presidente da câmara da capital espanhola, José Luis Martínez-Almeida, para garantir que as pessoas falecidas na sequência da pandemia de covid-19 na cidade recebam o “adeus mais adequado possível”. Osoro contactou o autarca e ofereceu-se para realizar, pelo menos, exéquias simples, dentro das limitações impostas provocadas pela escalada da epidemia.

Uma das opções que está a ser estudada é a possibilidade de realizar os serviços religiosos no Palácio do Gelo. Esta pista de patinagem está situada num dos maiores centros comerciais da capital espanhola e foi agora transformada em morgue para as vítimas de covid-19, devido à saturação das casas funerárias que as impede de enterrar os mortos dentro do prazo estabelecido.

O cardeal Osoro, tal como muitos outros casos de padres e bispos, também em Portugal, tem celebrado missa todos os dias, alternando com os bispos auxiliares, a partir da catedral de Madrid. A eucaristia pode ser seguida às 18 horas de Portugal, no canal de Youtube da diocese de Madrid.

Artigos relacionados