Átrio dos Gentios, esta quarta e quinta a partir do Brasil

| 16 Dez 20

Átrio dos Gentios 2020, Brasil, O Bom Samaritano, Caio Beltrão

O Bom Samaritano, de Caio Beltrão, ilustração para a edição brasileira do Átrio dos Gentios, sobre a fraternidade que pode ser seguida por meios digitais. 

“A Fraternidade Humana” é o tema da quinta edição do Pátio dos Gentios, iniciativa do Conselho Pontifício para a Cultura, do Vaticano no Brasil, que se realiza esta quarta-feira a partir das 10h locais (13h em Lisboa) e se prolonga até ao fim de quinta-feira, organizado pelo Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O objetivo é promover o diálogo entre crentes e não-crentes sobre temas sensíveis à existência humana.

Num programa que se prolonga por 30 horas, intervêm nomes da cultura, da ciência, com destaque para o sociólogo francês Michel Maffesoli, especialista em pós-modernidade, a teóloga brasileira Marica Clara Bingemer, o prior da comunidade de Taizé, o irmão Aloïs Löser, a teóloga muçulmana Shahrzad H. Zadeh, o rabi judeu argentino Daniel Goldman ou a filósofa e psicanalista búlgaro-francesa Julia Kristeva.

Devido à pandemia, as conferências serão transmitidas pelo canal da PUCPR no YouTube, mas a participação está sujeita a inscrição prévia, estando algumas das conferências sujeitas a pagamento. A programação completa e as ligações de acesso podem ser consultadas na página da iniciativa ou no canal YouTube da mesma.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Um Grande Homem: Integrado Marginal

José Cardoso Pires por Bruno Vieira Amaral

Um Grande Homem: Integrado Marginal novidade

Integrado Marginal foi leitura de férias junto ao mar, entre nevoeiros e nortadas que me levavam a recorrer a esplanadas cobertas para ler enquanto tomava um café bem quente. Moledo do Minho no seu inquieto esplendor… e capricho! Tinha lido algumas obras de José Cardoso Pires: Lisboa. Livro de Bordo (feito para a Expo 1998); O Burro em Pé (livro para crianças); Alexandra Alpha; De Profundis: Valsa lenta; O Delfim.

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão

[Mãos à obra]

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão novidade

O conceito de desenvolvimento sustentável tem duas interpretações: para os intelectuais humanistas é um desenvolvimento que respeita o ambiente, de forma abstrata, sem contabilizar desenvolvimento ou impacte ambiental, mas pode levar a questionar o modelo económico e até o modo de vida actuais; para os industriais, políticos e economistas entende-se como um desenvolvimento que possa ser eterno.

A ideia de Deus

A ideia de Deus novidade

Não é certo que quem nasça numa família de forte tradição religiosa esteja em melhores condições do que qualquer outra pessoa para desenvolver a componente espiritual e uma relação com o divino. Pode acontecer exatamente o inverso. Crescer com uma ideia de Deus pode levar-nos a cristalizá-la nos ritos, hábitos ou procedimentos que, a dada altura, são desajustados ou necessariamente superficiais.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This