
O Bom Samaritano, de Caio Beltrão, ilustração para a edição brasileira do Átrio dos Gentios, sobre a fraternidade que pode ser seguida por meios digitais.
“A Fraternidade Humana” é o tema da quinta edição do Pátio dos Gentios, iniciativa do Conselho Pontifício para a Cultura, do Vaticano no Brasil, que se realiza esta quarta-feira a partir das 10h locais (13h em Lisboa) e se prolonga até ao fim de quinta-feira, organizado pelo Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O objetivo é promover o diálogo entre crentes e não-crentes sobre temas sensíveis à existência humana.
Num programa que se prolonga por 30 horas, intervêm nomes da cultura, da ciência, com destaque para o sociólogo francês Michel Maffesoli, especialista em pós-modernidade, a teóloga brasileira Marica Clara Bingemer, o prior da comunidade de Taizé, o irmão Aloïs Löser, a teóloga muçulmana Shahrzad H. Zadeh, o rabi judeu argentino Daniel Goldman ou a filósofa e psicanalista búlgaro-francesa Julia Kristeva.
Devido à pandemia, as conferências serão transmitidas pelo canal da PUCPR no YouTube, mas a participação está sujeita a inscrição prévia, estando algumas das conferências sujeitas a pagamento. A programação completa e as ligações de acesso podem ser consultadas na página da iniciativa ou no canal YouTube da mesma.