AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Maksym Ryabukha, bispo auxiliar de Donetsk. Foto © Ukranian Greek Catholic Church

No final de agosto, em Fátima

Bispo ucraniano vem a Portugal para congresso dos salesianos

| 19/03/2024

Maksym Ryabukha, bispo auxiliar de Donetsk. Foto © Ukranian Greek Catholic Church

Maksym Ryabukha, bispo auxiliar de Donetsk, era diretor da casa salesiana Maria Auxiliadora, em Kyiv, no momento da invasão da Ucrânia pelo exército russo. Foto © Ukranian Greek Catholic Church

 

O bispo auxiliar de Donetsk (Ucrânia), Maksym Ryabukha, irá participar no IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, que terá lugar em Fátima, de 29 de agosto a 1 de setembro deste ano. O salesiano “trará o seu testemunho sobre viver o sonho de São João Bosco no meio de uma comunidade em guerra” e será ele a presidir ao terço e procissão do último dia de agosto no Santuário, adianta a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.

Maksym Ryabukha era diretor da casa salesiana Maria Auxiliadora, às portas da capital ucraniana, Kyiv, no momento da invasão da Ucrânia pelo exército russo. No verão de 2022, organizou vários campos de férias no país, com o objetivo de proporcionar “pelo menos alguns momentos de serenidade aos jovens que viram a morte de perto e que ainda perseguem a vida com todas as suas forças”, como explicou então.

Estarão também presentes no congresso o padre Stefano Martoglio, vigário do Reitor-Mor; e a irmã Chiara Cazzuola, madre geral das Filhas de Maria Auxiliadora, além de diversos “académicos e devotos de Maria Auxiliadora de todo o mundo, que irão discutir e refletir sobre o legado e a influência desta figura, tão significativa, na história da Igreja Católica e na vida dos fiéis”, adianta o comunicado.

Subordinado ao tema “Dar-te-ei a Mestra”, o congresso conta já com cerca de 500 participantes inscritos. As inscrições – no valor de 160 euros para adultos e 60 euros para crianças – podem ser realizadas através do preenchimento dos formulários disponibilizados no site do congresso.

Esta será a nona edição do encontro que se realizou pela primeira vez em Valdocco, Turim, berço da Obra Salesiana, no centenário da morte do fundador da Congregação, São João Bosco, em 1988. Portugal será, pela primeira vez, o anfitrião deste congresso internacional, que já passou por Itália, Polónia, Espanha, México, Bolívia e Argentina.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.