No final de agosto, em Fátima

Bispo ucraniano vem a Portugal para congresso dos salesianos

| 19 Mar 2024

Maksym Ryabukha, bispo auxiliar de Donetsk. Foto © Ukranian Greek Catholic Church

Maksym Ryabukha, bispo auxiliar de Donetsk, era diretor da casa salesiana Maria Auxiliadora, em Kyiv, no momento da invasão da Ucrânia pelo exército russo. Foto © Ukranian Greek Catholic Church

 

O bispo auxiliar de Donetsk (Ucrânia), Maksym Ryabukha, irá participar no IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, que terá lugar em Fátima, de 29 de agosto a 1 de setembro deste ano. O salesiano “trará o seu testemunho sobre viver o sonho de São João Bosco no meio de uma comunidade em guerra” e será ele a presidir ao terço e procissão do último dia de agosto no Santuário, adianta a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.

Maksym Ryabukha era diretor da casa salesiana Maria Auxiliadora, às portas da capital ucraniana, Kyiv, no momento da invasão da Ucrânia pelo exército russo. No verão de 2022, organizou vários campos de férias no país, com o objetivo de proporcionar “pelo menos alguns momentos de serenidade aos jovens que viram a morte de perto e que ainda perseguem a vida com todas as suas forças”, como explicou então.

Estarão também presentes no congresso o padre Stefano Martoglio, vigário do Reitor-Mor; e a irmã Chiara Cazzuola, madre geral das Filhas de Maria Auxiliadora, além de diversos “académicos e devotos de Maria Auxiliadora de todo o mundo, que irão discutir e refletir sobre o legado e a influência desta figura, tão significativa, na história da Igreja Católica e na vida dos fiéis”, adianta o comunicado.

Subordinado ao tema “Dar-te-ei a Mestra”, o congresso conta já com cerca de 500 participantes inscritos. As inscrições – no valor de 160 euros para adultos e 60 euros para crianças – podem ser realizadas através do preenchimento dos formulários disponibilizados no site do congresso.

Esta será a nona edição do encontro que se realizou pela primeira vez em Valdocco, Turim, berço da Obra Salesiana, no centenário da morte do fundador da Congregação, São João Bosco, em 1988. Portugal será, pela primeira vez, o anfitrião deste congresso internacional, que já passou por Itália, Polónia, Espanha, México, Bolívia e Argentina.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This