
Tolentino Mendonça no Dia de Portugal 2020, no Mosteiro dos Jerónimos: a Fundação Ilídio Pinho distingue, com o prémio, personalidades que trabalhem “na promoção e defesa dos valores universais da portugalidade”. Foto © Arlindo Homem/Ecclesia.
O cardeal José Tolentino Mendonça foi o vencedor da primeira edição do Prémio Ilídio Pinho, atribuído pela Fundação dom o mesmo nome e com o valor monetário de cem mil euros, anunciou a Quetzal, que publica as obras do actual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, do Vaticano.
A distinção é atribuída a personalidades que trabalhem “na promoção e defesa dos valores universais da portugalidade”, diz ainda a informação à imprensa. O júri deste que é o maior prémio pecuniário atribuído em Portugal e exclusivamente português, foi composto pelos presidentes das câmaras municipais de Lisboa, Porto e Vale de Cambra, e pelos reitores das Universidades do Porto, de Aveiro, Católica e de Trás-os-Montes. A entrega do prémio terá lugar na próxima segunda-feira, 19 de dezembro.
José Tolentino Mendonça estará no próximo domingo no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, para a apresentação do seu livro Metamorfose Necessária. Reler São Paulo, do qual o 7MARGENS publicou alguns excertos em pré-publicação.
Na sessão de domingo, no Porto, que tem entrada livre e decorre a partir das 16h00, o livro será apresentado pelo poeta e editor José Rui Teixeira. Esta sessão, e a da semana passada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, foram as primeiras apresentações de José Tolentino Mendonça para os leitores portugueses desde 2018, aquando do lançamento de O Elogio da Sede, com os textos do retiro por ele orientado para o Papa e a Cúria Romana, na Quaresma desse ano.
Foi nesse ano que José Tolentino Mendonça, até então responsável da Capela do Rato, em Lisboa, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo e responsável pela Biblioteca e Arquivos do Vaticano. Já em Setembro deste ano, o agora cardeal (desde 2019) foi nomeado para o cargo de prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé.