AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

bispo Shen Bin, nomeado para a diocese de Xangai em abirl de 2023, foto Comunità di Sant’Egidio

Acordo violado

China nomeia novo bispo de Xangai sem aprovação do Vaticano

| 05/04/2023

bispo Shen Bin, nomeado para a diocese de Xangai em abirl de 2023, foto Comunità di Sant’Egidio

A instalação de Shen Bin (ao centro) como bispo de Xangai aconteceu sem a aprovação do Vaticano e, portanto, em violação do acordo assinado em 2018 entre a Santa Sé e a China. Foto © Comunità di Sant’Egidio.

 

O bispo Shen Bin, que estava desde 2010 à frente da diocese de Haimen, no noroeste da China, tomou posse esta terça-feira, 4 de abril, na diocese de Xangai, na sequência de uma decisão do Conselho dos Bispos Chineses, subordinado ao Estado, e sem aprovação prévia da Santa Sé.

O diretor da Sala de Imprensa Vaticana, Matteo Bruni, esclareceu que “a Santa Sé tinha sido informada dias antes da decisão das autoridades chinesas” de transferir o bispo e “soube pelos média da tomada de posse”, na manhã de terça-feira. “Por enquanto – acrescentou -, não tenho nada a dizer acerca da avaliação da Santa Sé sobre o assunto”.

De acordo com a Asia News, a instalação de Shen Bin, 53 anos, como bispo de Xangai aconteceu sem a aprovação do Vaticano e, portanto, em violação do acordo Vaticano-China, assinado em 2018.

A segunda revisão deste acordo, cujo conteúdo tem sido mantido em segredo por ambas as partes, aconteceu em outubro de 2022. Sabe-se, no entanto, que inclui indicações explícitas relativamente às ordenações episcopais [ver 7MARGENS].

No mês seguinte, a Santa Sé tornou público um raro comunicado de crítica ao Governo da República Popular da China, motivado pela notícia da instalação de um bispo num quadro normativo fora desse acordo.

“A Santa Sé espera que episódios semelhantes não se repitam, permanece na expetativa de comunicações credenciadas por parte das autoridades e reafirma a sua total disponibilidade para continuar o diálogo respeitoso sobre todos os assuntos de interesse comum”, sublinhava o comunicado.

A diocese de Xangai não tinha um bispo católico há dez anos, O anterior bispo, Ma Daqin, encontra-se em prisão domiciliária no Seminário de Sheshan por ter renunciado à Associação Patriótica imediatamente após a sua ordenação episcopal. Embora mais tarde tenha decidido regressar ao órgão dependente do Partido Comunista Chinês, o governo não voltou a reconhecê-lo com bispo da diocese, apesar de contar com o reconhecimento do Vaticano.

O novo bispo afirmou esta terça-feira que continuará a tradição de “patriotismo e amor” pela Igreja em Xangai. Segundo a Asia News, Shen Bin divulgou uma mensagem na aplicação chinesa WeChat, enfatizando que vai aderir ao princípio de independência e autogestão, e aos esforços para “sinicizar” o catolicismo na China.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Uma Igreja sinodal não se fica pela consulta

Portugueses no simpósio europeu

Uma Igreja sinodal não se fica pela consulta novidade

“Uma Igreja verdadeiramente sinodal não é apenas uma Igreja que consulta, mas uma Igreja que, em comunhão, discerne caminhos e assume responsabilidades”, escrevem os quatro membros da Equipa Sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa como balanço da sua participação no simpósio europeu que decorreu entre 14 e 17 de setembro de 2026, em Wels, cidade situada perto de Linz (Áustria).

Padre assassinado a tiro no México, bispos exigem investigação

Região marcada por violência

Padre assassinado a tiro no México, bispos exigem investigação novidade

O padre Román de la Cruz Hernández, pároco de Santa Cruz, em Huejutla, no estado mexicano de Hidalgo, foi assassinado a tiro, tendo o seu corpo sido encontrado junto a uma estrada, com ferimentos provocados por arma de fogo. A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) manifestou “indignação e tristeza” com o sucedido e pediu uma investigação exaustiva para esclarecer o crime.

Como matar um Dragão

[Arquipélago Jerusalém]

Como matar um Dragão novidade

Começam hoje, 18 de setembro, as eleições para a Duma russa, num país onde a guerra condiciona a vida política e onde o Kremlin procura impedir que o descontentamento se transforme em alternativa. Para situarmos estas eleições, nada melhor do que repetir uma anedota dos tempos soviéticos. [Texto de Mendo Castro Henriques].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This