A quatro etapas do fim

Ciclista deixa o Tour para estar no nascimento do filho

| 21 Jul 2023

Wout van Aert, ciclista. Foto © Kristof Ramon

Num vídeo publicado nas redes sociais pela marca a que pertence, a Jumbo-Visma, Wout van Aert comentou: “Após ter conversado com a equipa, decidimos que o meu lugar agora é em casa”. Foto © Kristof Ramon.

 

Wout van Aert, um ciclista de topo no plano mundial, decidiu abandonar o Tour de França, a fim de poder estar presente no nascimento do seu segundo filho. A possibilidade tinha sido deixada em aberto desde o início da competição pelo corredor belga, ainda que este tivesse esperança de chegar a Paris, antes do momento do parto.

Num vídeo publicado nas redes sociais pela marca a que pertence, a Jumbo-Visma, o corredor comentou: “Após ter conversado com a equipa, decidimos que o meu lugar agora é em casa”.

Wout van Aert abandona a competição quando faltam quatro etapas para o final do Tour, depois de ter desempenhado um papel relevante na cobertura e consolidação da posição do companheiro de equipa Jonas Vingegaard como líder da prova, e depois de ter terminado sete etapas nos dez primeiros lugares.

Na edição de 2022 do Tour, porém, o seu palmarés incluiu três vitórias de etapa, quatro dias com a camisola amarela e a vitória da prova em pontos (camisola verde).

Antes do ciclismo em estrada, van Aert destacou-se no ciclocross, tendo ganho o campeonato mundial por três vezes, além de outros prémios.

Em declarações que fez, o ciclista manifestou dificuldade de lidar com a conjugação do binómio amizade e competição, quer do ponto de vista de ser ou se tornar amigo de um adversário quer de ter de competir com um amigo. Por isso, numa prova recente, no seu país, em que, com um seu companheiro de equipa e amigo, controlaram um grupo de perseguidores ao longo de 50 km, van Aert facultou a vitória ao amigo, comentando, depois, que já tinha ganho uma vez essa prova e o amigo tinha tido um papel equivalente ao dele próprio. Perante críticas de outros ciclistas, ele explicou:

“Para mim, parece que vencemos esta corrida juntos e fiquei surpreendido por se falar tanto sobre isso. Eu e Christophe [Laporte] somos bons amigos. Por isso, não seria bom competir contra ele. Acho que para o Christophe esta vitória significou muito mais do que para mim e foi incrível dominar a prova com um companheiro de equipa e rodar na frente ao longo de 50 quilómetros. Não me arrependo e esse sempre será um dia especial para mim”.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This