Portugal participa

Colóquio internacional em França debate violência sexual na Igreja Católica

| 11 Dez 2022

Encontro visa contribuir para a discussão das metodologias e resultados das diferentes equipas nacionais de pesquisa presentes.. Foto © Pixabay

 

Com foco em França, mas com contributos e perspetivas dos Países Baixos, Alemanha, Suíça, Portugal e África, vai decorrer nos arredores de Paris, em 19 e 20 de janeiro de 2023, um encontro de investigadores e de equipas de investigação especializados em violências sexuais na Igreja Católica, numa perspetiva comparada.

Na iniciativa participam sociólogos, historiadores, psiquiatras e outros especialistas que realizaram ou estão a realizar estudos sobre o tema nos respetivos países, alguns deles trabalhando numa perspetiva transnacional. Entre eles, contam-se dois cientistas sociais que coordenaram o levantamento socio-histórico (Philippe Portier) e o estudo sociológico (Nathalie Bajos) para a Comissão Independente que fez o estudo sobre abusos em França (CIASE).

Intervirão também, entre muitos outros, o padre jesuíta alemão Hans Zollner, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma; a religiosa Mary Makamatine Lembo, do Togo, que apresentará um panorama da investigação doutoral que fez sobre os abusos de religiosas em África e, também, a professora e investigadora Ana Nunes de Almeida, socióloga e membro da Comissão Independente que está na fase final do estudo sobre abusos em Portugal, feito a convite da Conferência Episcopal Portuguesa.

O encontro abre com a conferência da já referida Nathalie Bajos, que é também uma das organizadoras, a qual se centrará nas questões teóricas e metodológicas relacionadas com as modalidades de violência sexual na Igreja Católica. Segue-se uma primeira sessão com dois painéis temáticos sobre os problemas dos arquivos (fontes, métodos e resultados); uma segunda sessão sobre análise de testemunhos, com um painel centrado nos abusos sobre crianças e outro nos abusos sobre religiosas. No segundo dia, a terceira sessão centra-se em estudos realizados junto da população em geral, sendo apresentados os casos da França, da Alemanha e da Holanda. Por fim, haverá duas intervenções que procurarão apresentar visões globais – uma do cientista político Philippe Portier, que fará uma síntese comparativa, e finalmente, Hans Zollner, que partirá dos resultados da investigação científica para a definição de linhas de políticas preventivas.

Todas as sessões terão um primeiro comentário de especialistas, seguindo-se o debate com os participantes. A participação, tanto como apresentadores como comentadores, de especialistas de diferentes áreas das ciências sociais e humanas e nomeadamente de arquivística e estatística, faz perceber que algumas polémicas que emergiram em torno do relatório francês, alguns delas procurando desqualificar os resultados do estudo da CIASE, serão abordadas neste colóquio.

Os dois dias de trabalhos têm como objetivos contribuir para a discussão das metodologias e resultados das diferentes equipas nacionais de pesquisa presentes, mas sobretudo, sublinham os organizadores, através da análise comparada, “evidenciar as diferenças (e eventualmente convergências) entre as diferentes situações nacionais, tanto em termos quantitativos como qualitativos”.

O encontro pode ser seguido através da internet, na página da iniciativa, onde também se pode consultar o programa completo.

Imagem do cartaz do colóquio sobre Violência Sexual dentro da Igreja

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This