
O Clube da Paz Interior e o Núcleo de Meditação pretendem promover o bem estar na Universidade de Lisboa, através de sessões de meditação, diálogo e partilha. Foto: Direitos reservados.
Para celebrar o Dia Internacional da Paz e ajudar os estudantes universitários a “inspirar-se para o ano letivo” que agora se inicia, o Núcleo de Meditação e o Clube da Paz Interior da Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL) dinamizam na tarde desta quinta-feira, 21 de setembro, no edifício Caleidoscópio (onde está sediada a AAUL), o evento Novos Começos. Haverá “yoga, música ao vivo, meditação, partilhas e muito boa energia” – assegura o cartaz – e a entrada é gratuita.
A iniciativa arranca às 16 horas, no jardim junto ao edifício, com uma aula de yoga conduzida por António Fróis Rafael, praticante de yoga há 45 anos e instrutor há 20, fundador do movimento Amigos pela Paz e do Espaço Cultural Paz, em Rio Maior.
Segue-se, às 18h00, a apresentação dos dois grupos que organizam o evento, o Clube da Paz Interior e o Núcleo de Meditação, ambos criados por jovens ligados à espiritualidade budista, mas abertos a todos, com o objetivo de promover o bem estar na universidade através de sessões de meditação, diálogo e partilha.
O evento terminará com uma meditação guiada e uma palestra, pelas 18h30, a cargo do Monge Burin, diretor-executivo do Instituto Middle-Way, uma ONG sediada em Nova Iorque que promove a paz mundial através da paz interior e do diálogo inter-religioso. A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia.