Dois mortos num ataque a sinagoga na Alemanha no dia do Yom Kippur
Duas pessoas morreram num ataque em frente a uma sinagoga judaica na cidade de Halle (leste da Alemanha, a cerca de 170 quilómetros de Berlim), nesta quarta-feira, 9 de Outubro. O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, afirmou que há indícios de que terá sido um ataque anti-semita de extrema-direita, até por ter coincidido com as celebrações do dia do Yom Kippur (dia do Perdão), uma das datas mais importantes do calendário judaico.
Várias outras pessoas ficaram feridas no ataque, estando duas delas em estado grave. As autoridades identificaram as vítimas como sendo um homem visitante da sinagoga e uma mulher e confirmaram também que um dos suspeitos do ataque, que envergava um uniforme militar, já foi detido. De acordo com o jornal Bild, durante o ataque foi também atirada uma granada para o cemitério judeu da cidade, como referiu o Público.
Tendo em conta o regime nazi alemão, que matou seis milhões de judeus, o tema do anti-semitismo é muito delicado no país.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]