Inscrições abertas

Encontro da Pastoral Social vai debater os desafios do envelhecimento

| 15 Set 2023

O encontro contará com testemunhos de movimentos e organizações católicas que apoiam os mais idosos. Foto © Miguel Veiga.

 

O 35º Encontro da Pastoral Social está agendado para os próximos dias 16 a 18 de outubro, em Fátima, e irá debruçar-se sobre o tema do envelhecimento em Portugal e os desafios a ele associados.

A conferência de abertura ficará a cargo da investigadora Maria João Rosa, da NOVA FCSH, que começará por apresentar “Um olhar sobre a realidade portuguesa” do envelhecimento.

O encontro, organizado pelo Secretariado Nacional da Pastoral Social, em articulação com o setor da Pastoral da Saúde, incluirá painéis sobre “Migrações e Envelhecimento em Portugal”, “Acompanhar Pessoas Idosas”, “Saúde Mental” e “Cuidados Paliativos”, que irão contar com a participação de diversos académicos que estudam estas temáticas e testemunhos de movimentos e organizações católicas que apoiam os mais idosos.

Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa, encerrará o encontro com “Um Olhar para o Futuro”.

As inscrições, com um custo de 30 euros por pessoa (sem alojamento), estão abertas a todos quantos queiram participar e podem ser feitas através de um formulário online, onde é ainda possível encontrar o programa completo e modalidades de participação que incluam também o alojamento no local onde decorrerá o encontro, o Steyler Fátima Hotel.

 

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática

Encontro da Rede Cuidar da Casa Comum

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática novidade

Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a REDE Cuidar da Casa Comum vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU

Perseguição dura há 44 anos

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU novidade

Quem ouvir o discurso que o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez na semana passada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, mostrando o Alcorão, defendendo a igualdade e apelando ao respeito pelas religiões em todo o mundo e à não violência, poderá ser levado a pensar que o pais está finalmente no bom caminho quanto ao respeito pelas minorias religiosas. Infelizmente, não é o caso, alerta a Comunidade Bahá’i Internacional (BIC, na sigla inglesa), para quem “a hipocrisia de tirar o fôlego do governo iraniano deve ser denunciada. Se o governo iraniano acredita que todas as pessoas são iguais, porque tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá’í do Irão durante os últimos 44 anos?”, questionam.

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar

Os estragos do padre Rupnik (2)

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar novidade

A existência canónica da Comunidade Loyola é reconhecida em 1994, mas nessa altura havia já um percurso de cerca de dez anos atribulados em que se combinam a busca do carisma, a adesão de mulheres, umas mais entusiasmadas do que outras, e uma prática de abusos espirituais e sexuais por parte daquele que fez as vezes da superiora – o padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik.

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia

Amnistia Internacional denuncia

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia novidade

A Amnistia Internacional (AI) apelou esta segunda-feira, 25 de setembro, para que as Forças Armadas Árabes da Líbia (LAAF) – grupo que controla o leste do país, incluindo a cidade de Derna, devastada pelas cheias – “levantem imediatamente todas as restrições indevidas impostas aos meios de comunicação social e procedam à facilitação de ajuda humanitária a todas as comunidades afetadas” na região.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This