Inscrições abertas

Encontro da Pastoral Social vai debater os desafios do envelhecimento

| 15 Set 2023

O encontro contará com testemunhos de movimentos e organizações católicas que apoiam os mais idosos. Foto © Miguel Veiga.

 

O 35º Encontro da Pastoral Social está agendado para os próximos dias 16 a 18 de outubro, em Fátima, e irá debruçar-se sobre o tema do envelhecimento em Portugal e os desafios a ele associados.

A conferência de abertura ficará a cargo da investigadora Maria João Rosa, da NOVA FCSH, que começará por apresentar “Um olhar sobre a realidade portuguesa” do envelhecimento.

O encontro, organizado pelo Secretariado Nacional da Pastoral Social, em articulação com o setor da Pastoral da Saúde, incluirá painéis sobre “Migrações e Envelhecimento em Portugal”, “Acompanhar Pessoas Idosas”, “Saúde Mental” e “Cuidados Paliativos”, que irão contar com a participação de diversos académicos que estudam estas temáticas e testemunhos de movimentos e organizações católicas que apoiam os mais idosos.

Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa, encerrará o encontro com “Um Olhar para o Futuro”.

As inscrições, com um custo de 30 euros por pessoa (sem alojamento), estão abertas a todos quantos queiram participar e podem ser feitas através de um formulário online, onde é ainda possível encontrar o programa completo e modalidades de participação que incluam também o alojamento no local onde decorrerá o encontro, o Steyler Fátima Hotel.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

Sucedendo a José Diogo Ferreira Martins

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses novidade

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). A médica, que trabalha na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e é uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, foi eleita por unanimidade no passado sábado, 13 de abril, para o triénio 2024-2026.

Cristianismo e democracia

Cristianismo e democracia novidade

Em tempo de comemoração dos cinquenta anos da revolução de 25 de abril, penso dever concluir que o maior legado desta é o da consolidação do Estado de Direito Democrático. Uma consolidação que esteve ameaçada nos primeiros tempos, mas que se foi fortalecendo progressivamente. Esta efeméride torna particularmente oportuna a reflexão sobre os fundamentos éticos da democracia. [Texto de Pedro Vaz Patto]

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Alfredo Teixeira em conferência dia 16

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Podem algumas canções de intervenção ligadas à Revolução de 25 de Abril de 1974 relacionar-se com o catolicismo? O compositor e antropólogo Alfredo Teixeira vai procurar mostrar que há uma “afinidade” que une linguagem bíblica e cristã à música de Zeca, José Mário Branco, Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e outros.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This