Escuteiros Católicos distinguidos com Prémio Cidadão Europeu

| 25 Fev 2021

CNE, escutismo, escuteiros

O método escutista assenta na “auto-educação progressiva”. Foto © CNE

 

O Parlamento Europeu atribuiu ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) o Prémio do Cidadão Europeu 2020, destacando o trabalho da organização na educação e formação dos jovens para a cidadania activa.

A decisão partiu de uma proposta do deputado José Manuel Fernandes (PSD) e teve como fundamento o projecto de educação para a cidadania ativa, capacitação dos jovens e desenvolvimento de competências.

O galardão, diz uma nota do CNE enviada ao 7MARGENS, pretende “recompensar atividades excepcionais” desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações na promoção de “uma maior integração dos cidadãos europeus, cooperação, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”.

Nesta edição do prémio, respeitante a 2020, o CNE foi a única candidatura portuguesa distinguida.

“É um justo reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido no escutismo com um contributo de excelência na educação e formação de jovens, com resultados inestimáveis para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvida e sustentada nos valores europeus e humanistas”, diz o eurodeputado José Manuel Fernandes, citado na mesma nota.

Ivo Faria, chefe nacional do CNE, manifestou o contentamento da organização pelo “justo reconhecimento” do trabalho dos “milhares de voluntários adultos” que “continuam a perseverar para que o escutismo continue”. Ao mesmo tempo, destaca também o trabalho dos agrupamentos locais, “onde a verdadeira magia do crescimento das crianças e jovens acontece”.

O método escutista, descreve o comunicado, assenta na “auto-educação progressiva”, que permite aos jovens “tomar parte nas decisões” das actividades quotidianas da associação. É esse método, diz ainda a nota, que ajuda a “desenvolver o sentido de cidadania activa nas crianças e nos jovens, baseado na sua participação no desenvolvimento das suas comunidades locais, construindo neles o sentido de criar um mundo melhor, a partir da sua acção local”.

O CNE foi fundado em 1923, tem cerca de 14 mil voluntários e 72 mil associados em todo o país, distribuídos em pouco mais de mil grupos locais – números que fazem dos escuteiros católicos a maior associação de juventude em Portugal. A cerimónia de entrega do prémio – uma medalha ou placa – decorrerá em Novembro deste ano, em Bruxelas ou Estrasburgo.

 

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz novidade

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (França) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

Bíblia ou Tradição?

Bíblia ou Tradição? novidade

Desde a Reforma Protestante que o Catolicismo se debate com a questão das fontes da revelação. Por oposição ao Protestantismo, que vê na Bíblia a única e exclusiva fonte da revelação, o Catolicismo sublinha a importância da Tradição para o estabelecimento da revelação divina. A questão, em termos simples, resume-se a saber como é que cada crente pode aceder à Palavra de Deus. (Jorge Paulo)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This