A Comissão Europeia (CE) irá conceder um montante de 23 milhões de euros aos seus Estados-membros com o objetivo de assegurar uma maior proteção de locais de culto e outros espaços públicos contra ameaças terroristas. A medida, tomada no âmbito da nova Agenda Antiterrorismo para a União Europeia, foi anunciada esta segunda-feira, 21 de dezembro, avançou o Religión Digital.
Da totalidade dos fundos, 20 milhões serão repartidos entre dez projetos de proteção de locais de culto de diferentes comunidades religiosas (igrejas, sinagogas e mesquitas), bem como de outro tipo de espaços públicos, como sistemas de transporte e grandes instalações desportivas. Os restantes três milhões servirão para financiar um projeto de combate a ameaças terroristas associadas à utilização de drones.
A CE tem prevista, para o início da primavera de 2021, a realização de uma conferência de imprensa dedicada às medidas de proteção dos lugares públicos e de culto nos diferentes países, durante a qual serão apresentados os projetos selecionados.