Capela do Rato promove

Ficção, teologia e identidade no curso de filosofia e espiritualidade

| 10 Jan 2022

José Tolentino Mendonça será um dos autores a abordar nesta edição do curso. Foto © Arlindo Homem/Agência Ecclesia

 

Ficção, teologia, ciência, espiritualidade, memórias, economia ou identidade portuguesa – de tudo isto se fará a sétima edição do curso de Filosofia, Literatura e Espiritualidade que, promovido pela Capela do Rato, em Lisboa, desde 2016, vai desta vez andar às voltas “Com a Prata da Casa”.

Essa é a originalidade desta edição 2022, diz ao 7MARGENS a coordenadora científica do curso, Luísa Ribeiro Ferreira, professora catedrática de Filosofia da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa e também colunista deste jornal (a sua última crónica foi publicada hoje mesmo).

Pela segunda vez, a pandemia obriga a que o curso decorra integralmente por via digital – o que permite, por outro lado, a participação de mais pessoas do que o espaço limitado da Capela do Rato e também de pessoas de fora da zona da capital. As sessões decorrem entre as 19h e as 20h30 e a participação está sujeita a inscrição prévia com o custo de 20 euros, através da página da Capela do Rato na internet.

Entre os autores a abordar durante as sessões, estão frei Bento Domingues, António Damásio, Leonor Xavier, José Tolentino Mendonça, José Saramago e padre Manuel Antunes. Fernando Gil, Maria Judite de Carvalho, José Frazão Correia, Joaquim Cerqueira Gonçalves, Vitorino Nemésio e Manuela Silva completam o leque.

Os comentadores das obras incluem, entre outros, o patriarca de Lisboa, Luísa Beltrão, Pedro Mexia, Isabel Rocheta, Fernanda Henriques e Helena Buescu (o programa completo pode ser visto no site da Capela do Rato).

Nesta segunda-feira, 10, o livro O Mundo Que Falta Fazer, de frei Bento Domingues, abrirá o curso. Por motivos de força maior, será apresentado não pelo capelão do Rato, padre António Martins, mas pelos organizadores da antologia de crónicas do frade e teólogo dominicano: António Marujo, jornalista do 7MARGENS, e Julieta Mendes Dias, religiosa do Sagrado Coração de Maria.

 

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This