AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Joaquim Cerqueira Gonçalves. Foto: DR

[Nas margens da filosofia] (LXXXIX)

Na morte de um grande Professor e Amigo

 

Na madrugada de sábado, 22, morreu o padre Joaquim Cerqueira Gonçalves. Melhor do que “morreu” seria escrever “morreu-nos”, pois ele era amigo de uma multidão de pessoas que por vários motivos e em várias circunstâncias com ele conviveram, quer no âmbito universitário quer em actividades de carácter religioso e cultural, animando sempre o público com as suas intervenções e problemas. Nas suas aulas havia tempo para o diálogo e o questionamento. Porque o padre Cerqueira gostava de debates e apreciava a contestação, desde que esta fosse oportuna e se mantivesse no terreno da filosofia.

Joaquim Cerqueira Gonçalves

Joaquim Cerqueira Gonçalves, “para além da sua sabedoria, a sua grande abertura à novidade, o seu desejo de transformar instituições e cursos, a sua vontade de levar a filosofia a campos e a situações onde não era habitual praticá-la.” Foto: DR

No que me diz respeito tive contacto estreito com ele, quer como aluna da Faculdade de Letras, quer posteriormente, na mesma instituição, como colega do Departamento de Filosofia. E em todas as situações pude constatar, para além da sua sabedoria, a sua grande abertura à novidade, o seu desejo de transformar instituições e cursos, a sua vontade de levar a filosofia a campos e a situações onde não era habitual praticá-la. Por ele o Departamento de Filosofia teve relações estreitas com as escolas do Ensino Secundário, passando os professores do liceu (como eram então chamados) a realizar a sua formação pedagógica em cursos bianuais, sendo o seu trabalho nas escolas avaliado por docentes da FLUL [Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa].

A primeira surpresa que com ele tive – e foram muitas ao longo dos anos – ocorreu como aluna da cadeira de Filosofia Medieval onde, diferentemente dos seus colegas, ele interpelava os alunos, convidando-os a intervir, a inventar questões e a animar as aulas com problemas que levantavam. O habitual silêncio nas aulas ex cátedra a que estávamos habituados, era interrompido com o constante desafio ao público ouvinte para que este se pronunciasse de modo a estabelecer diálogo, quer entre docente e discentes, quer entre os próprios alunos que eram convidados não só a colocar as suas dúvidas como a manifestar opiniões. Nunca ninguém se aborrecia nas aulas de Medieval e a participação activa (obviamente quando oportuna e ponderada) era cultivada e avaliada positivamente.

Para além dos seus interesses de carácter filosófico, o professor Cerqueira Gonçalves também se preocupou com o bem-estar dos docentes que habitualmente se encontravam de um modo apressado, a correr, nos corredores ou no bar. E fomentou a existência de uma sala no Departamento de Filosofia, um espaço agradável, recheados de livros e de posters alusivos às conferências feitas por todos nós. Aí podíamos conversar, trocar opiniões e combinar actividades, o que levou a criar muitas amizades entre os colegas e entre estes e as empregadas que nos auxiliavam em serviços burocráticos. Ainda hoje recordo com saudade a Filomena, a Mena, a D. Júlia. E fiquei triste quando numa deslocação recente ao Departamento verifiquei que nada disso já existia, pois todo o espaço fora aproveitado como arquivo, havendo uma única pessoa (aliás muito simpática e eficiente) para nos atender.

Mas o clima de encontro presumo que se perdeu tal como existia, ou pelo menos mudou, transferindo-se para o bar ou para os corredores. Talvez se tenha mudado para o Centro de Filosofia, algo também criado pelo padre Cerqueira com a colaboração da maioria dos seus colegas.

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foto © FLUL

“Mas o clima de encontro presumo que se perdeu tal como existia, ou pelo menos mudou, transferindo-se para o bar ou para os corredores.” Foto: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  © FLUL

Depois de aposentado, e já bastante doente, continuava a apreciar muito as nossas visitas, agora feitas no Convento dos Franciscanos na Luz. Sempre que o tempo estava bom recebia-nos no jardim e eram momentos de encontro onde se falava de tudo. Nós trazíamos-lhe as novidades do Departamento de Filosofia, os episódios das nossas vidas, as novidades familiares que ele acompanhava sempre com interesse – lembro-me dos parabéns efusivos que me deu quando lhe participei que já era bisavó, espantando-se dessa ocorrência, lembrando-lhe eu que o tempo passa para todos. Curiosamente descobri nessa altura que também se interessava pelo desporto e que era sportinguista, coisa que nunca me passara pela cabeça, pois via-o sempre no mundo dos filósofos e dos santos.

Foi realmente uma personagem marcante na minha vida, alguém que nunca esquecerei como testemunho da aliança possível entre inteligência, coragem, generosidade e alegria. E penso que esta lembrança será comum à maioria dos seus muitos amigos que comigo hoje partilham o desgosto da sua morte.

 

Maria Luísa Ribeiro Ferreira é professora catedrática (aposentada) de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Tinha 73 anos

[Olhar de teóloga]

Tinha 73 anos novidade

Decidi que, sempre que, infelizmente, escrever sobre o suicídio de um padre, vou intitular o artigo com a idade daquele que não encontrou outra saída.
Bernard Card, da diocese de Dijon, em França, suicidou-se na casa paroquial. Ao que parece, era um padre activo, envolvido em várias atividades diocesanas e de trato fácil e próximo. [Texto de Cristina Inogés Sanz]

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.