Em entrevista à CBS

Francisco nega a possibilidade de diaconado feminino e provoca polémica

| 21 Mai 2024

Papa Francisco em entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS

Na entrevista, o Papa falou de temas como os abusos sexuais na Igreja, a guerra em várias partes do globo e a crítica às ideologias. Imagem reproduzida do vídeo da entrevista.

O Papa Francisco negou a possibilidade de existência de diaconado feminino, numa entrevista dada à emissora norte-americana CBS, e divulgada no último domingo, 19 de maio. A Conferência de Ordenação de Mulheres reagiu, manifestando “deceção e incompreensão” com as afirmações do líder católico.

“A Conferência de Ordenação de Mulheres expressa grande deceção com o fracasso do Papa Francisco em reconhecer a profundidade das vocações das mulheres e a urgência de afirmar a sua plena igualdade na Igreja”, refere um comunicado desta organização enviado ao 7MARGENS. “O comentário de Francisco, que chega apenas alguns meses antes da abertura da segunda assembleia sinodal em Roma, em outubro, não está apenas desfasado das necessidades da Igreja de hoje, mas é uma traição ao projeto sinodal de caminhar juntos”, acrescenta o documento. “Nesse espírito, a  Conferência de Ordenação de Mulheres convida o Papa Francisco a encontrar-se com as mulheres chamadas ao ministério ordenado para compreender mais plenamente os seus apelos sinceros para servir a Igreja”, conclui.

Também Phyllis Zagano, investigadora na Universidade de Hofstra, nos Estados Unidos, e uma das mais importantes especialistas mundiais no tema das mulheres diáconos, reagiu à declaração do Papa. Num depoimento enviado ao 7MARGENS, Zagano afirma que “é lamentável que o Papa Francisco pareça negar a conhecida tradição de mulheres ordenadas diáconos no cristianismo, especialmente tendo em conta o facto de uma mulher ortodoxa ter sido ordenada diácono a 2 de maio no Zimbabué”, conforme noticiámos na altura. Phylllis Zagano, colaboradora regular do 7MARGENS, escreveu já vários artigos sobre o tema, além de ter sido uma das autoras do livro Mulheres Diáconos – Passado, Presente, Futuro, editado pela Paulinas.

Na referida entrevista, o líder da Igreja Católica falou de vários temas, desde os abusos sexuais na Igreja, até ao contexto de guerra em várias partes do globo, passando por uma crítica a todo o tipo de ideologias.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This