Abusos na Igreja

Grupo Vita registou 24 pedidos de indemnização e inicia formação nas dioceses

| 14 Abr 2024

Rute Agulhas, Grupo Vita

Rute Agulhas, coordenadora do Grupo Vita, em entrevista ao 7MARGENS/Antena 1, em 30 de novembro de 2023.

O Grupo Vita vai realizar um roteiro pelas dioceses portugueses, durante este ano de 2024, procurando “um diagnóstico mais rigoroso das necessidades de cada território”, a partir desse “contacto de maior proximidade”. 

Segundo um comunicado divulgado este domingo pelo grupo criado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para acompanhar vítimas e promover formação na prevenção de abusos, o Grupo Vita atualizou também o número de pessoas que solicitaram até ao momento uma reparação financeira — são já 24, eram 19.

O roteiro agora anunciado inicia-se na terça-feira, 16 de abril, em Évora, com formação presencial a padres e diáconos. Seguem-se depois outras quatro manhãs de sábado, destinadas à formação dos agentes pastorais e de elementos que integram as diversas instituições particulares de solidariedade social da arquidiocese de Évora. 

“Sensibilizar e capacitar as diversas estruturas eclesiásticas para saber prevenir, detetar e sinalizar situações sexualmente abusivas é uma das prioridades do Grupo Vita, rumo a uma cultura de proteção e cuidado”, identifica o comunicado. 

Quanto aos processos de reparação financeira serão, posteriormente, avaliados de acordo com os critérios a definir pela CEP, em articulação com o Grupo Vita e com as Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

O aumento da intimidação católica

O aumento da intimidação católica novidade

A intimidação nos meios católicos está a espalhar-se por todos os Estados Unidos da América. No exemplo mais recente, a organização Word on Fire, do bispo de Minnesota, Robert Barron, ameaçou a revista Commonweal e o teólogo Massimo Faggioli por causa de um ensaio de Faggioli, “Será que o Trumpismo vai poupar o Catolicismo?”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This