Guterres pede compromisso global com a “conservação e sustentabilidade dos oceanos”

| 8 Jun 20

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alerta que, enquanto nos esforçamos para combater a pandemia de covid-19, temos uma “oportunidade única e a responsabilidade de corrigir a nossa relação com o meio ambiente, incluindo os mares e os oceanos do mundo”. O aviso foi feito numa mensagem em vídeo a propósito do Dia Mundial dos Oceanos, assinalado esta segunda-feira, 8 de junho.

“Contamos com os oceanos para alimentação, meios de subsistência, transporte e comércio. E, enquanto pulmões do nosso planeta e o seu maior meio de absorção de carbono, os oceanos desempenham um papel vital na regulação do clima global”, sublinha António Guterres na mensagem, apelando “a todos os governos e a todas as partes interessadas para que se comprometam com a conservação e a sustentabilidade dos oceanos através da inovação e da ciência”.

Criado pela ONU e assinalado na data que marca o aniversário da Conferência sobre o Ambiente que decorreu no Rio de Janeiro (Brasil) em 1992 (a Conferência do Rio, ou Eco-92), o Dia Mundial dos Oceanos foi celebrado com colóquios e conferências um pouco por todo o mundo. O tema deste ano, “Inovação para um Oceano Sustentável”, abre o caminho para aquela que será a Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável, também instituída pela ONU, e que decorrerá entre 2021 e 2030.

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Pin It on Pinterest

Share This