
A iniciativa decorre no auditório do Espaço Vita e conta com a intervenção de três reconhecidos teólogos. Foto © Diogo Antunes e Simão Malheiro.
Começam esta segunda-feira, 15 de maio, e decorrem até à próxima quarta, em Braga, as Jornadas Teológicas promovidas pela Cenáculo, a revista dos alunos da Faculdade de Teologia daquela cidade. A iniciativa, que vai já na sua 34ª edição, é este ano subordinada ao tema “Sinais do Tempo – Onde está o nosso caminho?”. Em cada um dos dias, pelas 21h30, no auditório do Espaço Vita, um teólogo dará o seu contributo para as reflexões.
O arranque é dado pelo padre jesuíta José Frazão, que tentará responder à questão: “Quais são os sinais do tempo e qual o caminho para a credibilidade?”. Segue-se, na terça-feira, Isabella Guanzini, professora de teologia fundamental da Universidade Católica de Linz (Áustria), cuja intervenção será dedicada ao tema “A graça do outro? Inconsciente, desejo, fé”. Na quarta-feira, Stephan van Erp, professor de teologia fundamental na Universidade Católica de Lovaina, falará sobre “A Estética e a Contemplação. E os sinais do outro?”.
Trata-se, nas palavras do arcebispo de Braga, José Cordeiro, de “uma sã provocatória para todos e cada um de nós nesta leitura dos sinais dos tempos, do olhar com a luz do Evangelho a realidade em que vivemos e os horizontes de esperança que podemos juntos traçar. Convido a todos e a cada um a participar nestas jornadas teológicas da nossa revista Cenáculo“.
Nesta edição, pela primeira vez, as jornadas são acompanhadas de uma exposição de fotografia, da autoria de Matilde Travassos, que estará patente ao longo dos três dias em que decorre o evento. A entrada é livre e gratuita.