Concurso de História

Jovens desafiados a descobrir o 25 de Abril “na sua terra”

| 18 Set 2023

Cartaz Concurso História Militar e Juventude_ 25 Abril

O objetivo do concurso, que vai já na sua quarta edição, é desenvolver o interesse das crianças e jovens pela pesquisa, reflexão e divulgação da história do 25 de Abril e da história militar.

 

Já estão abertas as candidaturas à nova edição do concurso História Militar e Juventude, promovido pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e pela Associação de Professores de História (APH), em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril. Dirigido a crianças e jovens entre os 10 e os 19 anos que frequentem o 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário em Portugal e nas escolas portuguesas no estrangeiro, o concurso tem este ano como tema “O 25 de Abril na minha terra”.

O objetivo do concurso, que vai já na sua quarta edição, é desenvolver o interesse das crianças e jovens pela pesquisa, reflexão e divulgação da história do 25 de Abril e da história militar. Nesta edição, os candidatos deverão retratar o essencial do dia 25 de Abril de 1974, seja através da vivência da população ou das ações desenvolvidas pelos protagonistas, na localidade ou região onde vivem.

Os trabalhos a concurso poderão ser individuais, em pares ou de turma, em formato escrito ou audiovisual. “Pretende-se que os trabalhos a submeter a concurso se afastem do modelo formal descritivo tradicional, sendo sugerido aos participantes originalidade na abordagem do tema. Podem, por exemplo, realizar reportagens, fazer recriações ou criar narrativas dramatizadas de acontecimentos ocorridos; mas podem também realizar entrevistas ou fazer recolha de testemunhos da época”, refere o comunicado enviado ao 7MARGENS.

Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 19 de maio de 2024 e os prémios a atribuir variam consoante a idade dos participantes e o tipo de trabalho, incluindo desde prémios monetários a livros e experiências.

“Os 50 anos do 25 de Abril são uma oportunidade extraordinária para despertarmos o interesse das gerações mais jovens, já nascidas em liberdade, para este tema. Conhecer a nossa história recente é essencial para que possamos tornar-nos uma sociedade mais participativa, e para que possamos refletir sobre os próximos 50 anos de democracia”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, citada no comunicado.

Na terceira edição, dedicada ao tema “A Guerra Colonial na minha terra”, participaram mais de 450 alunos

A informação completa sobre o concurso, incluindo regulamento e formulários, está disponível no site da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

 

Uma Via-Sacra especial em Guimarães

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Iniciativa ecuménica

Bispos latino-americanos criam Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lançou oficialmente esta semana a Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, anunciou o Vatican News. Um dos principais responsáveis pela iniciativa é o cardeal Luís José Rueda Aparício, arcebispo de Bogotá e presidente da conferência episcopal da Colômbia, que pretende que a nova “pastoral de rua” leve a Igreja Católica a coordenar-se com outras religiões e instituições já envolvidas neste trabalho.

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre novidade

Georgina perguntou-se sobre como explicar a dificuldade de relação dos bispos africanos com o mundo LGBTI+, Helena congratulou-se pela presença de leigos na aula sinodal, Serena sublinhou que a participação não se limita a “fazer parte”, inclui “tomar parte”. Aconteceu no Fórum Europeu de Grupos Cristãos LGBTI+, no qual participou Ana Carvalho.

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica

Os primórdios do movimento cinematográfico no seio da Igreja em Portugal

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica novidade

Este é o breve historial de uma publicação simples na sua forma de apresentação, mas que, ao durar persistentemente cerca de cinco décadas, prestou à cultura cinematográfica e à Igreja Católica em Portugal um serviço inestimável e indelevelmente ligado ao nome de Francisco Perestrello, agora falecido.

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro

Frade morreu aos 85 anos

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro novidade

O último alarme chegou-me no dia 10 de Fevereiro. No dia seguinte, pude vê-lo no IPO do Porto, em cuidados continuados. As memórias que tinha desse lugar não eram as melhores. Ali tinha assistido à morte de um meu irmão, a despedir-se da vida aos 50 anos… O padre Morgado, como o conheci, em Lisboa, há 47 anos, estava ali, preso a uma cama, incrivelmente curvado, cara de sofrimento, a dar sinais de conhecer-me. Foram 20 minutos de silêncios longos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This