Evocação dos 500 anos das perseguições

Jovens universitários ciganos formam comité nacional para combater discriminação

| 19 Jul 2023

Ilustraçao do cartaz da iniciativa Cinco Séculos de População Cigana de Portugal. Foto ObCig

Ilustração do cartaz do debate “Cinco Séculos de População Cigana de Portugal”, que terá lugar esta quinta-feira, 20 de julho. Foto  © ObCig.

 

Os 39 jovens ciganos que frequentam atualmente o ensino universitário a nível nacional acabam de juntar-se para formar o Comité dos Jovens Ciganos de Portugal. A iniciativa surge no âmbito do núcleo jovem da comissão promotora da evocação do quinto centenário das perseguições aos portugueses ciganos, que será assinalado no biénio 2025-2026, “mas tem vida própria e independente” e “enche-nos de expetativas”, adianta ao 7MARGENS Jorge Bento Silva, membro do secretariado da comissão.

O novo comité, explica o ex-funcionário europeu, “tem a sua sua base nos 39 jovens ciganos que frequentam atualmente o ensino universitário e a intenção de incluir outros jovens ciganos portugueses para equacionar em termos próprios as questões que os preocupam: discriminação, preconceito, emprego, criação de empresas, habitação, saúde, língua”, mas não só. O objetivo é também refletir sobre “o papel da identidade cigana dentro da identidade nacional portuguesa e na relação com os 16 milhões de ciganos da diáspora mundial”, acrescenta.

Para Jorge Bento Silva, só este fruto já teria “valido todo esforço” da comissão promotora, tal o seu potencial. Mas o membro do secretariado não deixa de destacar e valorizar os restantes frutos que já surgiram desde que, há pouco menos de um mês, a comissão anunciou publicamente a sua proposta de evocação do quinto centenário das perseguições aos portugueses ciganos.

 

“Projetos ambiciosos” já em preparação para 2025-2026

“Houve uma reação notável quer das instituições quer da sociedade civil a uma iniciativa sem precedentes na forma e conteúdo”, afirma. “Em apenas três semanas desde o anúncio público no Dia Nacional da Pessoa Cigana [24 de junho], o Presidente da Republica ofereceu Alto Patrocínio e integrar a Comissão de Honra, o presidente da Assembleia da República deu nota pública de apoio, indicou que terá lugar exposição sobre o tema e agendou a matéria em conferência de lideres, e o Governo recebeu a comissão promotora  e designou ponto focal na Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações”, destaca.

Quanto à proposta de evocação, que foi disponibilizada para subscrição no site Petição Pública, passou de 154 subscritores iniciais “para quase 1000”, assinala também Jorge Bento Silva.

Para esta quinta-feira, 20 de julho, das 10h30 às 12h30, está agendado um debate online sobre a iniciativa, organizado pelo Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig). Intitulado “Cinco Séculos de População Cigana de Portugal”, já “conta com 160 pessoas inscritas muitas das quais educadores, mediadores culturais  e técnicos e eleitos municipais”. As inscrições estão abertas até às 17 horas desta quarta-feira, através do formulário https://forinq.acm.webhs.org/index.php/389284?lang=pt.

E já há “diversos eventos” a ser pré-programados para 2025-2026 por entidades da sociedade civil, bem como “projetos ambiciosos em preparação” assegura o responsável, “não só nos planos artístico e simbólico, mas também para que à luz desta evocação sejam reunidos meios e vontades para avançar concretamente”, nomeadamente “no acesso cigano ao trabalho e à criação de empresas ou na luta contra a segregação urbana”.

A dois anos do início da evocação, “esses vários tipos de impacto  já são notórios e continuam em crescimento rápido”, congratula-se Jorge Bento Silva, até porque “isto está só a começar”.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This