De várias dioceses do país

Mais de cinco mil adolescentes peregrinam a Fátima para responder a desafio do Papa

| 15 Fev 2024

Peregrinação surfistas do amor_cartaz

A peregrinação “inspira-se nessa imagem apresentada pelo Santo Padre para proporcionar o aprofundamento da identidade cristã e envolver os adolescentes na onda de alegria e fé, experimentada na JMJ Lisboa 2023”, explica o Patriarcado de Lisboa.

 

Os secretariados da catequese das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco e Santarém promovem, no próximo sábado, 17 de fevereiro, uma peregrinação interdiocesana de adolescentes ao Santuário de Fátima, onde estão já inscritos mais de cinco mil participantes. Intitulada “Surfistas do Amor – Fátima, na onda do amor e da paz”, a iniciativa pretende responder ao desafio lançado pelo Papa, no último dia da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“Como sabem muitos de vós, e soube também eu, existe a norte de Lisboa uma localidade – Nazaré – onde se podem admirar ondas que chegam aos 30 metros de altura, tornando-se uma atração mundial, especialmente para os surfistas que as cavalgam”, afirmou Francisco no encontro com os voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras (Lisboa), a 6 de agosto do ano passado. Dirigindo-se aos voluntários, reconheceu que eles enfrentaram “uma onda enorme, não de água, mas de jovens que afluíram” a Lisboa, e pediu-lhes que  que continuassem “a cavalgar as ondas da caridade” e fossem “surfistas do amor”.

Esta peregrinação interdiocesana de adolescentes “inspira-se nessa imagem apresentada pelo Santo Padre para proporcionar o aprofundamento da identidade cristã e envolver os adolescentes na onda de alegria e fé, experimentada na JMJ Lisboa 2023”, explica o Patriarcado de Lisboa em comunicado enviado ao 7MARGENS. “Procura, também, ser um momento de agradecimento pelo caminho percorrido pela catequese dos adolescentes em torno do projeto ‘Say yes’ e da experiência da JMJ”, acrescenta.

A peregrinação, onde estão envolvidos quase 200 voluntários que farão o acolhimento dos participantes nos diversos pontos de onde partirão para uma caminhada de cerca de cinco quilómetros até ao Santuário, contará com a presença do patriarca de Lisboa, Rui Valério, que presidirá à missa na Basílica da Santíssima Trindade, pelas 17h15.

Antes da missa, haverá animação musical, a cargo da Banda Missio. O dia terminará com um jantar partilhado e a participação dos adolescentes na recitação do terço e procissão das velas, às 21h30.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This