Conflito israelo-palestiniano

Médio Oriente: Papa insiste no diálogo e na diplomacia

| 21 Abr 2024

O Papa Francisco rezou ainda pela “martirizada Ucrânia, onde todos os dias morrem muitas pessoas”. Foto © Vatican Media, divulgada pela Agência Ecclesia.

Francisco disse rezar “rodos os dias pela paz na Palestina e Israel”. “Espero que estes dois povos possam, quanto antes, deixar de sofrer”. Foto © Vatican Media, divulgada pela Agência Ecclesia.

O Papa insistiu este domingo na necessidade de promover o diálogo e a diplomacia para superar o conflito em curso no Médio Oriente, mostrando “preocupação” com a situação na região.

“Continuo a acompanhar com preocupação e também com mágoa a situação o Médio Oriente. Renovo o apelo a não ceder à lógica da reivindicação da guerra, para que prevaleçam, pelo contrário, as vias do diálogo e da diplomacia, que pode fazer tanto”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ‘Regina Coeli’, citado pela Agência Ecclesia.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Francisco disse rezar “rodos os dias pela paz na Palestina e Israel”. “Espero que estes dois povos possam, quanto antes, deixar de sofrer”, acrescentou.

No sábado, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, desafiou a comunidade internacional a fazer “tudo o que estiver ao seu alcance” para evitar uma “escalada” da violência no Médio Oriente e evitar que “a situação saia de controlo”.

O responsável diplomático considerou urgente “um compromisso, por parte de todos, para moderar as suas posições”.

Vários ataques noturnos, na madrugada deste domingo, dia 21, fez mais de 20 mortos em Rafah, no Sul de Gaza. De acordo com as autoridades de saúde locais, citadas pelo jornal britânico The Guardian e reproduzidas pelo Público, 14 das vítimas serão crianças. Num complexo hospitalar em Khan Yunis, foi também descoberta uma vala comum com dezenas de cadáveres.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This