Mesquita de Lisboa cria espaço para pessoas sem-abrigo com teste positivo de covid-19

| 13 Abr 20

Mesquita Central de Lisboa. Alojamento sem-abrigo

O alojamento para pessoas sem-abrigo com teste positivo de covid-19 preparado na Mesquita Central de Lisboa, que será posto em funcionamento já nesta segunda-feira, 13 de Abril. Foto: Direitos reservados

 

A Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL) e a Mesquita Central abrem nesta manhã de segunda-feira, 13 de Abril, um centro de acolhimento que servirá de isolamento para pessoas sem-abrigo, que tenham sido diagnosticadas positivas com covid19, soube o 7MARGENS. Está prevista a deslocação ao local do presidente da Câmara Municipal e de responsáveis da Protecção Civil municipal e nacional, bem como das corporações de bombeiros da Ajuda e Campo de Ourique.

O espaço escolhido permite acolher entre oito e onze pessoas, num anexo da mesquita, situada nas vizinhanças da Praça de Espanha, que funciona habitualmente para actividades de ginásio e desporto. As instalações foram consideradas ideais para efeitos do isolamento necessário para estas situações, disse ao 7MARGENS Mahomed Abed, um dos responsáveis da CIL que coordenou a instalação do novo centro.

A CIL tomara já a iniciativa de propor à Câmara Municipal de Lisboa (CML) a cedência de parte das instalações do complexo da Mesquita Central para alguma necessidade relacionada com a pandemia. Os responsáveis da autarquia acolheram esta possibilidade para o alojamento de pessoas sem-abrigo, depois de consultados também vários técnicos da CML, bombeiros e responsáveis da Protecção Civil.

O espaço foi devidamente preparado para acolher os utentes, o que pode acontecer já a partir de segunda-feira. Além de pessoas sem-abrigo, as instalações foram preparadas também para poder receber bombeiros, que ficarão em permanência no local, além de material de apoio médico e outro.

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This