
Foto dos protestos de minorias no Bangladesh, divulgada pela AsiaNews
Representantes religiosos de hindus, budistas e cristãos estiveram no último sábado, 23 de outubro, em greve da fome de solidariedade com a comunidade hindu que tem sido atacada por radicais muçulmanos nos últimos dias, noticiou a agência AsiaNews.
Desde 13 de Outubro sete pessoas foram mortas e centenas de casas foram incendiadas. Os ataques foram desencadeados por uma imagem de um Alcorão colocado ao pé de uma estátua de uma divindade hindu. Mais tarde descobriu-se que a fotografia, considerada ofensiva pela comunidade muçulmana, fora feita e divulgada por um extremista muçulmano, Iqbal Hossain, que se encontra detido.
O Conselho da Unidade Cristã Hindu Budista, que reúne as minorias religiosas do país, apresentou ao Governo uma série de exigências durante a greve da fome, incluindo a criação de uma comissão de inquérito independente, o pagamento de indemnizações aos comerciantes que perderam os seus negócios e uma maior participação dos representantes das minorias no Governo.