Contra extremistas muçulmanos

Minorias religiosas em greve de fome no Bangladesh

| 25 Out 21

Foto dos protestos de minorias no Bangladesh, divulgada pela AsiaNews

 

Representantes religiosos de hindus, budistas e cristãos estiveram no último sábado, 23 de outubro, em greve da fome de solidariedade com a comunidade hindu que tem sido atacada por radicais muçulmanos nos últimos dias, noticiou a agência AsiaNews.

Desde 13 de Outubro sete pessoas foram mortas e centenas de casas foram incendiadas. Os ataques foram desencadeados por uma imagem de um Alcorão colocado ao pé de uma estátua de uma divindade hindu. Mais tarde descobriu-se que a fotografia, considerada ofensiva pela comunidade muçulmana, fora feita e divulgada por um extremista muçulmano, Iqbal Hossain, que se encontra detido.

O Conselho da Unidade Cristã Hindu Budista, que reúne as minorias religiosas do país, apresentou ao Governo uma série de exigências durante a greve da fome, incluindo a criação de uma comissão de inquérito independente, o pagamento de indemnizações aos comerciantes que perderam os seus negócios e uma maior participação dos representantes das minorias no Governo.

 

Investigação sobre Goa e catolicismo oriental distingue Ângela Xavier na Índia

Infosys premeia historiadora

Investigação sobre Goa e catolicismo oriental distingue Ângela Xavier na Índia novidade

O Prémio Infosys 2021 em Humanidades, da prestigiada fundação indiana Infosys Science Foundation, foi atribuído à historiadora portuguesa Ângela Barreto Xavier “pela sua profunda pesquisa e sofisticada análise da conversão e violência no Império Português na Índia, especialmente em Goa”. O júri destaca a contribuição significativa da galardoada para a “história social e cultural do colonialismo português”, concretizando uma voz “importante e original” no que à história colonial e imperial diz respeito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo arcebispo de Braga quer “portas abertas” para todos novidade

O novo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, saudou a sua nova diocese manifestando a vontade de construir uma “Igreja em saída” missionária e “uma Igreja sinodal samaritana de portas abertas para todos”. O até agora bispo de Bragança-Miranda propõe as atitudes de escuta, conversão, confiança, comunhão, coragem criativa e oração como “caminhos sempre a percorrer no processo sinodal para uma Igreja de hoje”.

Dois terços dos jovens adultos católicos não vão à missa

EUA

Dois terços dos jovens adultos católicos não vão à missa novidade

Mais de um terço (36%) dos jovens adultos católicos americanos nunca frequentava a missa e quase um terço (31%) raramente o fazia, revela um inquérito realizado pelo centro de estudos CARA e divulgado esta quinta-feira, 2 de dezembro. Os dados recolhidos dizem respeito às práticas deste grupo anteriores à pandemia.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This