Terça, 22, em Lisboa

O antirracismo de Vieira em debate na Brotéria

| 21 Jun 21

Padre António Vieira

A Brotéria debate o antiracismo do Padre António Vieira.

 

 

“O elogio da cor preta ou o antirracismo de Vieira: ousadias e limites da crítica esclavagista vieirina” é o tema da conferência que a revista Brotéria promove nesta terça-feira, 22, às 18h30, nas suas instalações em Lisboa (Rua São Pedro de Alcântara, 3, ao Bairro Alto). O historiador José Eduardo Franco, autor de livros como O Mito dos Jesuítas, é o convidado para esta sessão.

A Brotéria recorda o contexto deste debate: “Em 2018 foi inaugurada a estátua do Padre António Vieira, em frente à igreja de São Roque e à Brotéria. Esta escultura trouxe a debate questões de escravatura e acusações de racismo a Vieira, feitas de modo anacrónico.”

No entanto, lendo a Obra Completa de Vieira, esta inclui “evidências do seu claro empenho na desconstrução crítica dos que já começavam a arrogar-se do argumento da cor para constituí-lo como motivo de opressão do homem pelo homem”.

Esta conferência proporá, assim, “uma revisitação hermenêutica da apreciação feita sobre Vieira aos homens de cor preta e aos sermões que pregou contra os excessos dos senhores da indústria açucareira no tratamento da população escrava, especialmente a proveniente do continente africano”.

A iniciativa surge no âmbito do Seminário de História dos Jesuítas, promovido pela mesma publicação da Companhia de Jesus. A entrada é livre, sujeita às regras sanitárias em vigor, e para mais informações pode consultar-se a página da Brotéria.

 

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site

Homenagem às vítimas da pandemia

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site novidade

O site oficial da Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, iniciativa que visa homenagear as vítimas da pandemia com ações em todo o país entre 22 e 24 de outubro, ficou disponível online esta sexta-feira, 17. Nele, é possível subscrever o manifesto redigido pela comissão promotora da iniciativa e será também neste espaço que irão sendo anunciadas as diferentes iniciativas a nível nacional e local para assinalar a jornada.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo ano letivo: regressar ao normal?

Novo ano letivo: regressar ao normal? novidade

Após dois conturbados anos letivos, devido à pandemia, as escolas preparam-se para um terceiro ano ainda bastante incerto, mas que desejam que seja o mais normal possível. O regresso à normalidade domina as declarações públicas de diretores escolares e de pais, alunos e professores. Este desejo de regresso à normalidade, sendo lógico e compreensível, após dois anos de imensa instabilidade, incerteza e experimentação, constitui ao mesmo tempo um sério problema.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This