Congresso internacional em Braga

O clero vestido de toureiro e outros debates sobre os seminários

| 18 Nov 2022

silhueta de padre em confessionario foto Banks Photos

Depressões, queda do número de padres, fadiga são alguns dos sintomas analisados nos inquéritos isolados. Foto © Banks Photos.

 

Porque se esvaziam os seminários católicos tracionais e se enchem as casas de formação ligadas a grupos tradicionalistas? A pergunta surgiu de um participante do congresso internacional Erguendo os Olhos e Vendo, sobre a problemática dos seminários católicos. E o historiador italiano Alberto Melloni falou de “um clero vestido de toureiro” e não poupou no diagnóstico: “Recolher desadaptados à escala global é fácil.” Há um “conforto febril” em seguir modelos esgotados mas, se temos “coleccionadores de caixas de bolacha dos anos 50, porque não poderia haver coleccionadores de modelos formativos” esgotados?

Apelando à importância de os padres serem capazes de dialogar com mundos diversos, Melloni viajou entre o século XVI e a actualidade, ou seja, entre o Concílio de Trento e o do Vaticano II. “Trento imaginou uma figura de padre que só uma pessoa concretizará: o Papa João XXIII [1958-63], precisamente aquele que enterra a etapa tridentina” do modelo de padre. Isto aconteceu porque o concílio que idealizou a reforma católica do século XVI não propôs um modelo, mas um “compromisso”.

Trento tentou fazer algo que não conseguiu, no que ao clero católico diz respeito, afirmou Melloni, responsável da Cátedra Unesco sobre o Pluralismo Religioso e a Paz, da Universidade de Bolonha: foi uma espécie de invenção do “surrealismo antes de Magritte”: os bispos do concílio “quiseram fazer seminários sem seminaristas”. No decreto sobre o assunto, “o seminário não nasce para formar ninguém, mas para proteger os adolescentes do mal”.

“Tal como uma igreja barroca é diferente de uma igreja luterana, o padre tridentino deveria ser diferente do pastor luterano”, explicou Melloni. Por isso, quatro séculos depois, entre 1962-65, o II Concílio do Vaticano foi “o início do início”. E também desse modo o tema do clero tem sido um dos mais fortemente usados “contra o Vaticano II e contra a sua timidez em afrontar a clericogamia”, acrescentou o académico, na intervenção inicial do terceiro dia do congresso.

O que sairia da reforma católica do século XVI acabaria por desembocar num padre multi-tarefeiro: pastor da palavra, dos sacramentos, da gestão, das almas e de muitas outras mais dimensões. E ainda no “modelo do padre sacrificial, do alter Christus” (o outro Cristo, em que o padre é entendido como a encarnação da pessoa de Cristo), com uma posição de poder que, no fim da linha, levará “ao escândalo dos abusos sexuais”.

Por outro lado, Trento sublinhou a atenção às igrejas locais e ao papel dos bispos, ideia que seria abandonada nos séculos seguintes. E o pós-Vaticano II não conseguiu ainda recuperar essa afirmação da dimensão local do cristianismo católico, refere Melloni.

 

“Separado e sagrado, sagrado porque separado”

Falando sobre a modernidade e a recomposição do ideal de padre, a francesa Céline Béraud referiu alguns dados estatísticos conhecidos: cerca de 75% dos assistentes espirituais nos hospitais são mulheres; em cada ano, há uns 15 ou 20 padres que abandonam por cada 100 ordenações; havia, em toda a França, 41 mil padres em 1960; em 2015 eles eram seis mil. Dos que vêm de foram (um em cada cinco), metade chega de África.

A directora de estudos da École des Hautes Études em Sciences Sociales referiu-se ao padre das últimas décadas como “um homem separado e sagrado, e sagrado porque separado”. O Papa João Paulo II liderou a “re-sacralização do clero”, numa perspectiva da reafirmação da identidade dos padres. A função clerical “recentrou-se na liturgia, na missa e na administração dos sacramentos”.

Apesar desse processo, a “queda abrupta” do número de padres não foi travada pelas instituições mais tradicionalistas. E os padres começaram também a ser atingidos por problemas de solidão ou depressão, sentindo um peso elevado de responsabilidades. “O ideal sacerdotal pesou sobre os padres que se sentiam chamados a ser exemplares”, referiu, citando dois testemunhos: “Estamos ‘estrelizados’, feitos estrelas”, confessava um padre a Céline Béraud. “Sinto-me mal com os paroquianos que me colocam num pedestal”, dizia outro, num inquérito dirigido pela socióloga.

Num tal contexto, que sentido faz ensinar teologia na Universidade Católica? O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, referiu-se, em mesa-redonda, ao cristianismo como uma “memória viva”, para defender a ideia de que a dimensão histórica deve estar presenta na formação dos seminaristas. O papel da teologia é fazer as perguntas essenciais, mesmo quando mais ninguém as faz, defendeu entretanto o bispo de Lamego, António Couto. E o pró-reitor da Faculdade de Teologia, João Manuel Duque, defendeu a ideia de que essa área de estudos deveria fazer o mesmo percurso académico que fazem a maior parte das profissões.

 

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença”

Relatora especial da ONU em entrevista

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença” novidade

Relacionar a violação da liberdade de religião e de crença com questões como a tortura ou a juventude, por exemplo, são algumas das prioridades da britânica e iraniana Nazila Ghanea, que desde Agosto de 2022 é a Relatora especial das Nações Unidas sobre a Liberdade de Religião e de Crenças. Ghanea trabalha na Universidade de Oxford (Reino Unido) desde há 20 anos, exactamente quando começou a trabalhar o tema da liberdade religiosa, na pesquisa que fez para o seu doutoramento.

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas

Pré-publicação

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas novidade

Dois milénios depois de Belém e de Jesus e 800 anos após Greccio e S. Francisco de Assis, o que resta do Natal cristão? E como recuperar o sentido do Presépio? Afinal, no presépio de Greccio não havia Menino, mas apenas o boi, o burro e a manjedoura?… É a perguntas como essas que se propõe responder o livro “De Belém a Greccio –O Presépio de São Francisco de Assis”. Pré-publicação.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos

A cinco dias do fim

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos novidade

Nenhum participante tem expectativas muito altas em relação ao desfecho da COP28, mas o sentimento mais comum entre os ativistas do clima presentes nos Emirados Árabes Unidos é o de que ainda é possível “dar a volta” e evitar o fracasso total. Islene Façanha, colaboradora da associação ambientalista Zero, falando ao 7MARGENS a partir do Dubai, referiu a “pressão das organizações não governamentais tem sido muito forte” o que mantém em aberto as “possibilidades de avançar”.

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro

No próximo dia 15

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro novidade

O cardeal, poeta e teólogo Tolentino de Mendonça e a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau vão receber o doutoramento honoris causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro.

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Sondagem

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma novidade

Quatro em cada cinco americanos adultos acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além do corpo físico, revela uma sondagem publicada no dia 7 de dezembro pelo Pew Research Center. O centro de investigação sublinha que “apesar de nas últimas décadas a população residente nos EUA ter vindo a identificar-se cada vez menos com uma religião estabelecida, a crença num reino espiritual além deste mundo continua a ser generalizada”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This